SAÚDE MENTAL

Tratamentos psiquiátricos podem alterar a personalidade dos pacientes, diz estudo

Muitos médicos acreditam que o tratamento para os diversos transtornos do humor não interfere na personalidade do paciente. No entanto, segundo um estudo publicado no mês de junho por pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e que foi apresentado no mês passado na reunião da Association for Psychological Science, em Washington, a terapia da conversa ou medicamentos psiquiátricos podem alterar a personalidade de pessoas saudáveis e com distúrbios psicológicos.

Além disso, de acordo com o estudo, as alterações podem ser relativamente rápidas, ocorrendo ao longo de um período de quatro a sete meses, ou continuando anos após o tratamento.

Neste trabalho, os pesquisadores revisaram 144 estudos envolvendo mais de 15 mil pessoas. Os estudos mostravam algum tipo de intervenção no paciente, como a terapia da conversa, medicamentos antidepressivos, meditação ou treinamento cognitivo e uma avaliação de traços de personalidade. Foi observado que nada alterou intencionalmente a personalidade dos pacientes.

Porém, houve uma mudança significativa nas personalidades das pessoas que se submeteram a intervenções em comparação com as pessoas em grupos de controle nos estudos. As maiores mudanças foram observadas em pessoas com distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade. De acordo com os pesquisadores, mesmo as pessoas saudáveis tiveram alterações de personalidade, mais notadamente se eles tomaram a medicação.

Um dos traços de personalidade que mudou na maioria era algum traço do neuroticismo, uma tendência a experimentar emoções negativas, como ansiedade e humor deprimido, e extroversão, uma tendência a serem sociáveis, além de mais emoções positivas. De certa forma, não é de estranhar que estes tratamentos iriam alterar a personalidade, porque há sobreposição entre traços de personalidade e transtornos mentais. Segundo os especialistas, muitas das características do traço de neuroticismo podem ser sintomas de depressão, por exemplo.

Os pesquisadores acreditam que os resultados são provocativos, porque durante muito tempo, os psicólogos pensaram que os traços de personalidade eram estáticos. De acordo os pesquisadores, os resultados apresentam uma nova maneira de olhar esses tratamentos e levantar a questão de saber se as intervenções afetam diretamente a personalidade da pessoa. Traços de personalidade afetam muitas áreas diferentes da vida – incluindo relacionamentos, carreira, vida acadêmica, vida financeira e outras áreas.

Imagem de capa: Shutterstock/sfam_photo

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Casa de ‘idosos’ para jovens esgota quartos e vira símbolo de uma geração Z cansada

Antes dos 30 e já exaustos: casa de ‘idosos’ vira plano B da Geração Z…

19 horas ago

O que quase ninguém conta sobre quem usa Mounjaro — e o que acontece quando se interrompe o tratamento

👉 O detalhe sobre o Mounjaro que quase nunca aparece nos posts de emagrecimento

19 horas ago

Se você só dorme com ventilador ligado, a ciência explica o que seu cérebro está tentando evitar

Muita gente liga o ventilador para dormir, mas quase ninguém sabe o que isso faz…

20 horas ago

A série com Hilary Swank que é “linda de cair o queixo” e faz qualquer um ceder às emoções

Essa aqui te conquista pela beleza e te prende pelo incômodo! Ah, você pode assistir…

1 semana ago

O detalhe que seus olhos escolhem primeiro nesta imagem revela um medo que você nunca admite em voz alta

Você não escolhe o que vê primeiro — e isso diz muito sobre o medo…

1 semana ago

O que você vê primeiro nessa imagem diz se você nasceu pra liderar ou pra ser liderado

Esse teste visual revela se você manda nos outros ou costuma seguir ordens — e…

1 semana ago