Jackson César Buonocore

Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade

O ministro da propaganda na Alemanha Nazista, Paul Joseph Goebbels, disse certa vez: “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.” Essa fatídica frase nos leva a refletir sobre as funções das mentiras ou notícias falsas nos dias atuais.

As mentiras que se apresentam nas mídias sociais seguem a mesma linha propagandística de Goebbels, que fazia o uso da glorificação da violência e da discriminação das minorias. Um breve histórico das mentiras nazifascistas mostram que elas estavam ancoradas na fé e no mito, que serviam as neuroses e psicoses de seus líderes, que mentiam ao povo e acreditavam nas suas próprias mentiras.

Essas estratégias se repetem em relação à pandemia do coronavírus e seus resultados são letais. O problema é que as notícias falsas são difundidas nas redes sociais, como se fossem um “bem maior” e verdadeiras, mas estão sendo contraditadas e desmentidas pela ciência e pelo jornalismo.

Além disso, tem gente que leva as mentiras ao cúmulo do absurdo, que são os corruptos, vigaristas e malandros que buscam o lucro fácil, dando golpes nos outros. E temos os mitômanos, ou seja, sujeitos que mentem compulsivamente, porém, eles precisam de ajuda psicológico.

É evidente que as mentiras fazem parte da natureza humana, exercendo um poderoso controle sobre indivíduos e grupos. Segundo as estatísticas têm pessoas que mentem cerca de 200 vezes por dia e em média uma vez por cada 5 minutos e a maioria das mentiras circulam milhões de vezes na internet.

No entanto, as mentiras são decodificadas pelas expressões, gestos e movimentos, que revelam divergências entre a linguagem verbal e não verbal, inclusive no espaço virtual. Na perspectiva psicanalítica nem os mentirosos mais experientes conseguem controlar seu inconsciente, já que a mente corpórea clama pela verdade.

Assim, Freud demonstrou que a verdade escapa nos atos falhos, nos chistes, nos sonhos e nos rastros da vida social, evidenciando que as mentiras se manifestam em escala patológica, pois a saúde mental só é compatível com a verdade.

Em razão disso, as mentiras no estado neurótico não são elaboradas pela consciência, uma vez que os neuróticos são intolerantes e por motivos inconscientes as mentiras tornam-se vantajosas para eles. E no estado psicótico, as mentiras surgem na forma de delírios, que levam os psicóticos a não reconhecer o caráter estranho de seu comportamento.

No sentido filosófico, a ética e a verdade estão intimamente ligadas e não permitem que a realidade seja mascarada. Aliás, os antigos gregos utilizavam os mitos como uma metáfora para falar da psique, que revelavam os pensamentos e os desejos reprimidos no inconsciente dos homens. Então, quando deparamos com a palavra mito, associamos a algo que não é verídico e crível.

Portanto, não podemos esquecer que durante a história da humanidade, as mentiras deram origem às doenças psíquicas e causaram sofrimento e ceifaram vidas na sociedade. Enfim, é dever dos homens e mulheres de boa vontade lutar pela verdade, porque as mentiras cedo ou tarde aparecerão, mesmo que ditas mil vezes.

***

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista.

Foto de Capa: TOPHEE MARQUEZ/Pexels

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

3 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

3 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

3 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago