Por Carol Castro
A francesa Bea Johnson, autora do livro Zero Waste Home, criou o primeiro blog sobre lixo zero, em 2008. Hoje, divulga sua história para propagar o movimento pelo mundo. Confira nossa entrevista com ela:
Em 2006, alugamos [ela, o marido e dois filhos] um apartamento e levamos só o necessário. Começamos a ter mais tempo para passar com a família e amigos, viver mais fora de casa. Quando compramos nossa nova casa, nos livramos de 80% dos nossos pertences. Em seguida, lemos sobre questões ambientais e decidimos eliminar nosso lixo. Hoje, produzimos só um pote de vidro [que cabe na palma da mão] de lixo por ano.
Encontrar o equilíbrio, descobrir o que funcionava ou não para nós. Não havia livros ou blogs sobre como viver sem lixo em 2008. Então, busquei alternativas, testei receitas e dicas de “como fazer”. Mas me vi muito presa. Fazia meu próprio pão, iogurte, manteiga. Percebi que estava sendo radical e isso consumia muito meu tempo. Então desencanei: eu não precisava fazer pão, mas podia comprá-lo sem embalagem.
Descobrimos que viver sem lixo não é só bom para o meio ambiente. Essa mudança nos deixou mais saudáveis. Passamos a gastar, em média, 40% menos. O que mais amo é como a simplicidade voluntária aproximou ainda mais nossa família. Ficou mais fácil organizar a casa, então passamos a “brincar” e a viajar mais juntos. Quando você descobre a vida baseada em ser, em vez de ter, não consegue viver de outra forma.
Parar de viajar de avião, de comer carne e de usar papel higiênico [ela só utiliza ducha higiênica]. Tentamos deixar isso de lado por um tempo, mas percebemos que, para ter uma vida sustentável, é preciso adotar alternativas que sejam adequadas à sua vida. Testamos os extremos e estamos felizes agora com o equilíbrio que encontramos.
TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU
As chamadas “canetas emagrecedoras” acabam de ganhar uma versão 100% produzida no Brasil e já…
Entre as produções inspiradas em crimes reais, poucas conseguem ser tão perturbadoras quanto “3096 Dias…
Tem produção nova no catálogo que anda fisgando quem gosta de romance com humor e…
Descubra como os grupos de Telegram utilizam jogos de cassinos para golpes e a importância…
Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…
Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…