COLABORADORES

Você sabia que transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é diferente de transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

Apesar dos sintomas serem muito parecidos, no primeiro, estamos falando de uma doença mental, na qual se agrupa dentro dos transtornos ansiosos, sendo que pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos se dão na forma de rituais como lavar as mãos várias vezes com medo da contaminação; ou não, pois os comportamentos compulsivos podem não estar nítidos e podem parecer não ter associação com os pensamentos, que também podem aparecer sozinhos, sem a presença de rituais.

Alguns pensamentos comuns nas pessoas com TOC é pensarem se não fizerem tal coisa, uma pessoa querida irá morrer, conferir várias vezes se a fechadura está trancada antes de sair, não conseguir fazer algo se não está do jeito que gostariam, mas também podem ser comportamentos frequentes sem tantas repetições momentâneas, como uma pessoa pensar o tempo todo que está muito feia e com isso passar a comprar mais produtos de beleza.

Lembrando que esses pensamentos são muito fortes, prejudicando o funcionamento e bem-estar do indivíduo de forma a levar um intenso sofrimento e ansiedade, a pessoa deixa de viver de forma natural, dedicando a maior parte do seu tempo a esses rituais, mostra-se pouco receptiva e interessada nos de mais, etc. Essa intensidade também pode variar de pessoa a pessoa.

Para análise do comportamento, os comportamentos obsessivos são uma forma da pessoa se livrar (fuga/esquiva) dos pensamentos (ansiedade); porém esse ritual gera um ciclo vicioso, já que esses comportamentos não são funcionais e por fim, o indivíduo se sente culpado, angustiado. É muito importante o uso de medicação, como antidepressivos clomipramina, anafranil, sertralina, etc.


Agora transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não é uma doença, se enquadra dentro dos transtornos de personalidade, e diferente do TOC, não há a presença de rituais. Essas pessoas são extremamente perfeccionistas, quando as coisas não acontecem do jeito que querem, se sentem irritadas, não conseguem lidar com mudanças na rotina, são muito organizadas, metódicas, cheias de regras, inflexíveis, sendo difícil conviver com outras pessoas e nunca conseguem relaxar. Às vezes, a exigência de perfeição é tanta, que não conseguem terminar o que planejaram.


Pode ser que a pessoa tenha os dois transtornos juntos, mas na maioria das vezes, o de personalidade evolui para o TOC. Nos dois casos, a terapia comportamental é muito importante para entender como funciona esse mecanismo, utiliza-se da técnica de prevenção de respostas e dessensibilização sistemática e modelagem (formação) de novos comportamentos funcionais.

Imagem de capa: Shutterstock/file404

Amanda Sabatin Nunes da Silva

Psicóloga formada pela Puc-Campinas e em terapia por contingências de reforçamento (TCR) pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR), aonde curso especialização. Procuro sempre me aperfeiçoar nas áreas de interesse, estando por dentro das novidades da análise do comportamento no contexto da clínica, psicologia hospitalar, orientação vocacional, psicologia escolar. Fiz aprimoramento em ABA para autistas e além de atuar no contexto da clínica, faço treinamento em serviço na UNICAMP, aonde atendo muitos casos de transtornos mentais. Sempre me interessei muito por textos que abordam assuntos psicológicos, sentimentos, personalidade, relacionamentos e sempre gostei muito de escrever temas psicológicos e acredito que escrevendo também se aprende, por isso tento criar novos conteúdos em relação ao que aprendo e compartilhar conhecimentos. Sou bastante curiosa, proativa, organizada e determinada. Espero ser uma forma de crescimento e que os conteúdos possam ajudar a todos.

Recent Posts

Filme impactante disponível na Netflix traz Matthew McConaughey em uma de suas melhores atuações

Este drama criminal baseado em uma história real é um daqueles bons filmes que ficam…

2 horas ago

Gracyanne Barbosa desabafa sobre saúde mental após separação: “Preciso me curar”

A influenciadora fitness também explicou por que parou de seguir Belo nas redes sociais.

3 horas ago

“Não morram, eu vou voltar”: Garotinho salva os pais de um devastador tornado

Branson, um menino de apenas 9 anos, heroicamente salvou seus pais de um terrível tornado…

1 dia ago

Mulher dá à luz em restaurante de frutos do mar e nome de bebê causa surpresa

Alyse estava com 37 semanas quando sua bolsa amniótica se rompeu durante uma refeição em…

1 dia ago

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

3 dias ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

3 dias ago