A psicanálise e a psicologia avaliam as reações da mente humana, considerando os fatores biológicos e sociais para explicar o seu potencial cognitivo e comportamental. A mente funciona de modo consciente e inconsciente, nos permitindo perfilar o seu ato de pensar, obtendo informações, análises e conclusões.
É nessa perspectiva que vamos analisar as cinco mentes sombrias, que mais se destacam na internet, de acordo com seu nível de agressividade e narcisismo. Antes, essa mentalidade estava restrita a bares, clubes, partidos políticos e outros locais, onde escondia seu ódio e preconceito, sem lesar a coletividade. Mas, com a chegada das redes sociais, ela ampliou espaço para promover sua infâmia e sarcasmo.
A mente sombria está na “cabeça” de homens e mulheres, de todas as raças, crenças e classes sociais, que sempre esteve perto de nós, de forma inconsciente. Porém, não enxergávamos essa presença sinistra. Hoje, ela se infiltra, conscientemente, na internet para agredir a tudo e a todos.
A mente autoritária acredita que um problema pode ser solucionado através da violência física ou simbólica. Ela é fria e calculista, que em seus posts zombam das dificuldades de outrem. No cotidiano e na internet age como vigia da moral e dos bons costumes, e suas publicações difamam aqueles que pensam diferente de suas opiniões. É uma mente obediente às pessoas de status social mais alto.
A internet permite que a mente necrófila poste a paixão pelos mortos. As imagens são de fascínio por cadáveres, defuntos em apodrecimento, suicídios, sangue e dejetos ligados à morte. Essa mente aproveita as redes sociais para comentar as mortes causadas pela brutalidade humana, por acidentes e doenças. Para essa mente há apenas dois sexos: os fortes e os fracos, os matadores e os mortos.
Outra mente é a sádica, que sente prazer pelas imagens e áudios com ênfase no sofrimento humano, notadamente, em condição de dominação física e sexual, replicando tudo nas redes sociais. Ela ainda adora cenas de animais maltratados, que apareçam sendo chutados ou negligenciados: sem água e alimentação.
A mente do militante político. Ela usa internet para fabricar todos os tipos de fake news contra seus adversários, e promove sem limites nas redes sociais: o discurso de ódio e discriminação contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. É uma mente alucinada, que reprime os desejos sexuais e se submete a um líder autoritário.
Entretanto, a pessoa que têm empatia, ou seja, a capacidade ultrapassar as barreiras do egoísmo e do medo está contraponto a mente sombria nas redes sociais. É gente inteligente, que não sucumbe ao abismo mental da ignorância, que emerge na vida real e digital. E ainda podemos contar com o excelente conteúdo deste site, que contrapõe no ponto de vista educativo o “lixo mental” jogado na internet.
Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…
Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…
Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…