SAÚDE MENTAL

7 formas de ajudar quem você ama a sair da depressão

Quando um amigo ou familiar está deprimido, o que pode ser feito para ajudá-lo a sair da depressão são pequenas atitudes que podem fazer toda diferença, como não julgar os motivos dele, não minimizar a dor que ele está sentindo e manter-se sempre em contato.

Algumas outras dicas que podem ajudar a conviver com uma pessoa deprimida, para ajudá-la a sair da depressão, são:

1. Entenda o que é depressão

A depressão é um distúrbio emocional que requer tratamento com um profissional de saúde. Mas no dia a dia, uma boa conversa com um amigo também pode contribuir para um dia melhor.

Durante uma crise depressiva, a pessoa tem momentos de altos e baixos e por isso é normal você ficar animado achando que seu amigo está melhorando, mas 2 dias depois perceber que ele está novamente no fundo do poço. Essas alterações são normais e esperadas, mas tendem a ser menos evidentes quando a pessoa está saindo da depressão.

2. Mostre sua preocupação com dor do outro

Não importa o motivo que tenha deixado seu amigo deprimido, a melhor forma de demostrar que você se preocupa é perguntar como ele está, como tem se sentido nos últimos dias e quais são as tarefas que precisa cumprir, por exemplo. De forma prática você pode se oferecer para ajudar com os deveres de casa ou afazeres diários.

3. Tenha tempo para estar junto

É normal uma pessoa deprimida querer se afastar dos outros e preferir ficar trancada sozinha no quarto, dormindo a maior parte do tempo. Essa é uma tentativa de fuga da realidade, mas que não funciona como forma de tratamento. Você pode se oferecer para ir à casa dela ou para se encontrarem para ir a um local calmo, onde possam estar em contato com a natureza.

Uma pessoa deprimida não gosta de muito barulho, nem de estar muito próximo de outras pessoas, mas estar em um parque onde haja árvores e grama pode ser um bom momento para desanuviar a mente e conversar um pouco.

4. Entenda seus sentimentos

Quando uma pessoa está deprimida e alguém pergunta se está tudo bem, pode ser que a resposta seja uma enxurrada de problemas e você não tem a obrigação de resolver nenhum deles. Uma boa postura nesse momento é saber dizer palavras de conforto como ‘sinto muito’, ou ‘eu imagino o tamanho da sua dor’. Ser sincero é tudo o que um amigo deprimido deseja, mas isso nem sempre é fácil para ele.

As conversas são importantes, mas também não precisa ter medo de pequenos períodos de silêncio. Um abraço ou uma lágrima de solidariedade podem ser a mais bela expressão de amor que poderá dar ao seu amigo, sendo por vezes mais válidas que palavras ao vento como ‘você vai sair dessa’. Ser compreendido é um dos maiores desejos de qualquer pessoa que esteja enfrentando uma depressão.

5. Mantenha-se em contato

As redes sociais podem ser muito superficiais e por vezes as frases são mal interpretadas, por isso o melhor momento para conversar é tendo tempo para estar lado a lado. Mas ao longo do dia poderá enviar mensagens de voz, emoticons ou pequenas mensagens escritas pelo messenger ou whatssapp, por exemplo.

6. Leve comida para ele

Uma pessoa em depressão pode ficar tarada pela comida e passar o dia todo comendo tudo o que vê pela frente ou pode simplesmente passar o dia sem comer absolutamente nada. Nenhuma das duas opções é saudável, por isso você pode levar um sanduíche saudável com pão integral, queijo branco, tomate e folhas de manjericão frescas, por exemplo.

Os alimentos ricos em triptofano são excelente opções para ajudar qualquer pessoa a sair da depressão. Bons exemplos são tomate, banana e nozes.

O consumo da biomassa de banana verde constitui um ótimo remédio caseiro para depressão. Basta colocar cerca de 5 bananas verdes numa panela de pressão, cobrir com água e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois deve-se descascar as bananas e batê-las no liquidificador acrescentando uma quantidade mínima de água. A seguir coloque este ‘purê’ de banana verde em forminhas de gelo e guarde no congelador ou freezer. Acrescente 1 cubinho desta biomassa de banana verde em cada uma das refeições.

7. Caminhe com ele

Uma caminhada de meia hora ao ar livre, especialmente quando o sol está ameno, é uma excelente forma de encontrar tempo para conversar e melhorar a autoestima dele. Os benefícios da caminhada incluem a liberação de serotonina na corrente sanguínea e vai fazer os dois se sentirem bem. Quando estiverem caminhando, seja gentil, mas não deixe seu amigo deprimido ficar olhando só para o chão.

Imagem de capa: Shutterstock, lissa93

TEXTO ORIGINAL DE TUA SAÚDE 

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

“Não morram, eu vou voltar”: Garotinho salva os pais de um devastador tornado

Branson, um menino de apenas 9 anos, heroicamente salvou seus pais de um terrível tornado…

24 horas ago

Mulher dá à luz em restaurante de frutos do mar e nome de bebê causa surpresa

Alyse estava com 37 semanas quando sua bolsa amniótica se rompeu durante uma refeição em…

1 dia ago

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

2 dias ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

2 dias ago

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

4 dias ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

4 dias ago