Jackson César Buonocore

A dependência química produz prazer e alívio, mas adoece e mata

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença que se refere ao uso de qualquer substância psicoativa, ou seja, maconha, cocaína, LSD, crack, etc, que altera o comportamento e gera transtornos mentais, resultantes da utilização constante dessas substâncias.

É uma doença que atinge crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais, sejam eles anônimos ou famosos. Em geral, a porta de entrada para uso de psicotrópicos começa com o consumo de “drogas lícitas”, que são de fácil acesso, como álcool, tabaco, calmante, anfetamina, etc.

A dependência química faz com que os usuários percam o controle de sua saúde mental e física, que os tornam incapazes de resistir à vontade de usar drogas. É por isso que a dependência química deve ser encarada como uma doença, que tem tratamento e possibilita aos doentes se manterem sóbrios.

No entanto, a dependência química não é mau-caratismo, nem falta de vergonha ou falha moral, pois qualquer pessoa pode desenvolver essa doença. Apesar disso, os dependentes são vistos por uma parte da sociedade como gente fraca e sem força de vontade para abandonar o vício.

Há uma série de motivos de origem social, emocional e psicológica que levam à dependência de psicoativos, que vão desde mudar algo em seu interior, ceder à pressão de grupos, resistir a certas formas de relação, fugir dos problemas, etc.

Freud mencionou que o uso de drogas é um modo de fugir do mal-estar, diante da impossibilidade de fazer durar a felicidade. Hoje, o consumo de drogas é a busca – imediata – de prazer e alívio, como forma de evitar as aflições da vida.

Isso tem levado, inconscientemente, a associar o uso de drogas ao dinheiro e ao sucesso, já que certas celebridades são usuárias de álcool e drogas, o que é um paradoxo que exibe sedução, mostra poder e ao mesmo tempo adoece e mata.

A dependência química não causa só adoecimento aos usuários, mas produz sofrimentos aos seus familiares e problemas à sociedade, como o tráfico de drogas, violência, roubos, mortes e a propagação de HIV, hepatites, etc.

Esse cenário contribui para aumentar o estigma contra os dependentes químicos. Contudo, existem muitas ações de apoio para reverter tal situação, como a internação em clínicas, hospitais, comunidades terapêuticas e o tratamento com psiquiatras, psicoterapeutas e o auxílio de assistentes sociais e religiosos.

Porém, os sujeitos para manterem-se livres da dependência química devem ter consciência que possuem uma doença crônica, que não tem cura e precisa de tratamento à vida toda. Assim, eles podem viver com sobriedade e paz.

Jackson César Buonocore é Sociólogo e Psicanalista

***

Imagem de Capa: O ator Fábio Assunção é um dos grandes exemplos tanto de como a dependência química pode afetar negativamente a vida de uma pessoa quanto de recuperação e luta pela sobriedade. Leia também: “A droga mais pesada que conheci”, diz Fábio Assunção sobre dependência alcoólica

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Padre Fábio de Melo desabafa após polêmica em cafeteria: “Estou a um passo de desistir”

Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…

13 horas ago

Francisco Cuoco, aos 91 anos e com 130 kg, enfrenta problemas de saúde

Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…

13 horas ago

Idosos são desobrigados de pagar três dívidas com base em nova lei

Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…

2 dias ago

Shampoos e cosméticos de marcas populares são banidos pela Anvisa

Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…

2 dias ago

Filme premiado que chegou na Netflix revela bastidores de escândalo que abalou Hollywood

Elenco poderoso e roteiro baseado em fatos reais: conheça o filme que revela como duas…

2 dias ago

Sabonetes utilizados por milhões de brasileiros têm venda proibida pela Anvisa

Linha de produtos foi retirada do mercado por não cumprir exigências sanitárias; empresa ainda não…

3 dias ago