DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

Uma adolescente britânica de 15 anos foi diagnosticada com um câncer agressivo após semanas de dores intensas nos joelhos, pernas e coluna serem tratadas como “dores de crescimento”. Chloe Renshaw, de Plymouth, passou por uma série de consultas médicas antes de finalmente receber o diagnóstico que mudou a vida de sua família.

Dores persistentes ignoradas

Em outubro, Chloe começou a sentir dores tão severas nos joelhos que chorava à noite. Preocupado, seu pai, Adam Renshaw, 43, levou a jovem ao hospital, onde foi tranquilizado pelos médicos, que atribuíram os sintomas às mudanças típicas da adolescência.

Duas semanas depois, as dores se espalharam para as pernas e, mais tarde, para as costas. Adam insistiu em novos exames, e uma tomografia computadorizada revelou um tumor na coluna, que rapidamente levou à transferência de Chloe para o Hospital Infantil de Bristol. Exames adicionais identificaram a presença de câncer em outras partes do corpo, incluindo os ossos pélvicos, crânio, mamas e fígado.

Diagnóstico tardio e luta pela vida

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles”, disse Adam em entrevista ao Daily Mail. “A luta para diagnosticar crianças é ridícula. Ouvi a mesma história de muitos pais”, desabafou.

Embora os tumores tenham sido detectados, os especialistas ainda não determinaram o tipo exato de câncer. Chloe já passou por uma rodada de quimioterapia, mas a gravidade do caso e o impacto no sistema imunológico estão desafiando a continuidade do tratamento.

“Enquanto alguns médicos são otimistas, outros acham que não podem fazer muito por ela. É um câncer muito rápido e agressivo”, explicou Adam.

Mobilização comunitária

Adam, pai solteiro de três filhos e que trabalha como segurança, enfrenta dificuldades para se manter em Bristol enquanto apoia a filha. Para ajudar, ele criou a página #ChloesCause – To the Moon and Back no Facebook e uma campanha de arrecadação no GoFundMe. A iniciativa mobilizou a comunidade local, que doou recursos, presentes e até bolo para Chloe na véspera de seu aniversário.

A adolescente foi levada à UTI e colocada em coma induzido para controlar a dor e auxiliar na respiração antes da primeira rodada de quimioterapia. “Ela queria fazer vídeos para ajudar outras crianças enquanto enfrenta esse momento difícil. É uma garota que adora a internet e mantém o bom humor mesmo nessa situação”, contou Adam.

Atualizações emocionais

Chloe está há cerca de duas semanas em coma induzido, e o pai atualiza a comunidade sobre o estado da filha sempre que possível. “A situação de Chloe é uma montanha-russa emocional. Há altos e baixos constantes, e é muito difícil postar atualizações”, desabafou.

A história de Chloe e a campanha de arrecadação continuam a sensibilizar pessoas de todo o mundo, destacando os desafios enfrentados por famílias em busca de diagnósticos precoces e tratamentos eficazes para o câncer infantil.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

15 horas ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

15 horas ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

16 horas ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

2 dias ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

2 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

3 dias ago