1Não IA

A ansiedade afeta a sua memória, afirma pesquisa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,8% dos brasileiros apresentam sintomas da ansiedade, distúrbio que, diferente daquela empolgação equivalente a “borboletas no estômago”, dificulta o dia a dia de quem o tem e gera uma série de crises mentais e físicas.

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, no Canadá, afirma que a ansiedade também pode afetar a forma como pessoas ansiosas lembram de determinados episódios ou tarefas.

No estudo publicado no periódico Journal Brain Sciences, os cientistas relatam um experimento realizado com 80 estudantes (64 mulheres e 16 homens) da graduação da universidade. Antes de participar, todos os envolvidos responderam questões da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, que mede como cada pessoas é afetada por esses fatores.

Os participantes então foram divididos em dois grupos: o primeiro foi instruído a decodificar uma mensagem complicada, enquanto o segundo teve que fazer o mesmo com uma bem mais fácil.

Os estudantes classificados com maior índice de ansiedade se mostraram mais sensíveis e permitiram que as influências emocionais do contexto moldassem a forma como se lembraram do experimento. “Ao pensar sobre eventos em que passaram por muitas emoções ou sobre eventos negativos, os participantes ficaram em uma mentalidade negativa, mudando a forma como lembraram de cada experiência”, explica o psicólogo Christopher Lee, que participou da pesquisa, em anúncio.

“É importante que as pessoas no geral estejam conscientes da mentalidade com a qual encaram o mundo e como isso pode mudar suas perspectivas”, completa Lee. “As pessoas com ansiedade têm que ser mais cuidadosas. Até certo ponto, a ansiedade pode beneficiar sua memória mas, por meio de outras pesquisas, sabemos que altos níveis de ansiedade podem fazer a pessoa chegar no limite, o que impacta suas memórias e performance”, afirma a professora Myra Fernandes, que conduziu o estudo.

A pesquisadora ressalta ainda que é importante que professores estejam atentos a fatores individuais que podem influenciar o estímulo da memória e focar em experiências mais positivas para o bem-estar dos alunos.

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Como entender seu estilo de vida pode ajudar na escolha do bairro ideal para morar?

Fatores como segurança, acesso, vizinhança e infraestrutura influenciam mais a experiência do que o valor…

8 horas ago

Dicas para assar diferentes tipos de carne com perfeição

Transforme seu forno em um aliado infalível e surpreenda com carnes macias e suculentas todas…

8 horas ago

Do trekking à observação de fauna: atividades para amantes da natureza

Estar ao ar livre, longe dos centros urbanos, representa uma forma poderosa de reconexão com…

8 horas ago

Lanches criativos para crianças em menos de 10 minutos

Em poucos minutos, é possível criar lanches coloridos e nutritivos para crianças, usando ingredientes simples…

8 horas ago

Especialista revela o motivo arrepiante por trás do gesto de mão de Putin contra Trump durante voo de bombardeiros nucleares

O encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, em Anchorage (Alasca), terminou com um sobrevoo…

1 dia ago

O alerta no corpo que parecia inofensivo, mas era câncer de esôfago: homem conta como tudo começou

Dor de garganta passageira costuma ir embora sozinha; dificuldade persistente para engolir, não. Foi esse…

1 dia ago