Sabemos da importância da quimioterapia. Ela tem como principal objetivo combater as células responsáveis pela formação dos tumores cancerígenos e, se a cura não for possível, ela pode controlar a doença, melhorando a a qualidade de vida e aumentando a sobrevida do paciente. Mas sabemos também que passar por todo esse processo não é nada fácil, afinal esse tipo de tratamento costuma ser bastante agressivo, trazendo efeitos colaterais nada agradáveis, como fadiga, hematomas e hemorragias, anemia, náuseas e vômitos. E a quimioterapia também causa um efeito colateral que costuma abalar bastante a autoestima do paciente, principalmente nas mulheres: a perda de cabelo.
Muitas pacientes com câncer que são afetadas pela perda de cabelo acabam recorrendo a lenços, turbantes e perucas. Mas vêm surgindo uma nova alternativa, bem atraente e divertida, para devolver autoestima a essas mulheres neste período tão difícil: as coroas de hena.
Embora esteja agora sendo popularizada, a Hena não é exatamente uma novidade. Trata-se de um corante extraído da planta Lawsonia inermis, muito usado em rotos religiosos e culturais em diversos países, como Índia e Marrocos. Enquanto uma
tatuagem usa uma agulha para injetar tinta nas camadas mais profundas da
pele para um design permanente, a hena mancha a camada superior da pele,
com duração de até três semanas.
As “coroas” se utilizam da arte e do estilo da hena tradicional para serem aplicadas no couro cabeludo, e o resultado é dos mais interessantes. A artista Leah Reddell, que realiza o procedimento com reconhecido talento, ressalta que, embora estejam tipicamente associadas a mulheres submetidas à quimioterapia, os homens também podem recebê-las, além de qualquer outra pessoa que esteja disposta a ostentar uma linda coroa.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Saber e Saúde e Oncoguia.
Fotos: Reprpdução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…