Podemos dizer que a autoestima é a apreciação que cada um faz de si mesmo(a), o valor que se dá a si mesmo, a capacidade de gostar de quem se é.

A autoestima vai sendo construída conforme a imagem que fazemos de nós mesmos. Essa imagem é internalizada a partir das relações que estabelecemos com os outros desde nosso nascimento.

No início da vida, por exemplo, precisamos muito de alguém que incentive nosso desenvolvimento e nos mostre que somos capazes. Conforme crescemos, vamos adquirindo necessidades de socialização, pertencimento e reconhecimento das pessoas. Relações fragilizadas e empobrecidas, situações abusivas e eventos traumáticos podem influenciar negativamente a autoestima de uma pessoa.

Assim, a autoestima afeta a maneira como enfrentamos os percalços da vida e pode ser tida como nosso “sistema imunológico emocional”. Da mesma maneira que a imunidade fortalecida previne doenças, ajuda no combate das enfermidades e acelera o processo de recuperação, a autoestima elevada não nos livra de sofrimentos, mas contribui significativamente para superarmos desafios emocionais. Portanto, a boa autoestima será fundamental para lidarmos com frustrações, decepções e críticas externas.

Sendo assim, a autoestima está diretamente associada à felicidade. Relacionamentos pessoais e profissionais são melhores e mais felizes para quem tem boa autoestima.

Mas, a autoestima pode ser demais e virar arrogância? Acredito que não, pois a arrogância e a prepotência podem, na verdade, serem defesas para alguém que precisa compensar sua insegurança e baixa autoestima.

Enfim, cultivar a autoestima requer aceitar-se, respeitar-se, assumir responsabilidades, seguir seus propósitos e viver conscientemente.

É claro, a psicoterapia poderá te ajudar com tudo isso!

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Share
Published by
Audrey Vanessa Barbosa
Tags: autoestima

Recent Posts

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

2 horas ago

10 frases que narcisistas mais odeiam: use-as e deixe-os desestabilizados

O que acontece quando você usa essas 10 frases com um narcisista é revelador 💣

3 horas ago

Especialistas dizem ter encontrado um novo perfil de personalidade que não é introvertido nem extrovertido

Nova categoria de personalidade surpreende psiquiatras e quebra a lógica introvertido/extrovertido 🤔

1 semana ago

Harvard revela a atividade física considerada ‘perfeita para a vida toda’ — e não é a que você pensa

Essa atividade simples foi eleita por Harvard como a melhor para praticar pelo resto da…

1 semana ago

Psicóloga revela por que quem só usa WhatsApp e evita ligações tem mais controle emocional e mental

📲 Preferir WhatsApp a ligação pode revelar inteligência emocional mais alta, diz psicóloga

1 semana ago

A frase de 2 palavras que acalma qualquer criança em segundos — e a neuropsicologia explica por quê!

A frase de apenas 2 palavras que regula o cérebro infantil em segundos — revelação…

1 semana ago