Médicos e especialistas tem se intrigado com o caso de um recém-nascido com covid-19 que apresentou carga viral 51 mil vezes maior do que outras crianças.
O bebê, que nasceu no Children’s National Hospital, em Washington (EUA), apresentou um quadro grave da doença. Ele passou pelo tratamento em setembro e já se recuperou. A maioria das crianças infectadas, porém, costumam ter sintomas leves.
Quando fizeram o sequenciamento do vírus, os médicos identificaram também que o bebê estava infectado por uma nova variante, que não havia sido catalogada até então. A hipótese é de que a alta carga viral, associada à presente de uma nova variante (N679S), possa ter sido a responsável pelos sintomas mais severos apresentados pelo recém-nascido.
“Poderia ser uma completa coincidência, mas a associação é bem forte. Se você vê um paciente que tem exponencialmente mais vírus e é de uma variante completamente diferente, provavelmente está relacionado”, disse Roberta DeBiasi, chefe doenças infecciosas do hospital, ao jornal.
As evidências encontradas até agora ainda não são suficientes para dizer se a nova variante é mais perigosa ou mais transmissível entre crianças.
Para o virólogo Jeremy Luban, da Universidade de Massachusetts, a alta carga viral encontrada no nariz do bebê pode ter sido causada por vários motivos. “Pode ser por causa da N679S ou simplesmente porque um recém-nascido tem um sistema imunológico mais imaturo, o que permite com que o vírus se espalhe sem controle”, explicou.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Crescer.
Foto destacada: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…