DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Na liderança das séries mais populares entre os assinantes brasileiros da Netflix está “Bebê Rena”, uma produção que tem deixado o público intrigado e até mesmo traumatizado com sua trama densa e bizarra, baseada em eventos reais.

Dirigida e escrita pelo próprio protagonista, o ator Richard Gadd, a série acompanha a jornada de Donny Dunn, um jovem comediante que passa a ser alvo da obsessão doentia de uma mulher chamada Martha. A situação complexa vivida com a stalker traz à tona traumas do passado de Donny, colocando os dois personagens em uma relação perigosa e assustadora.

A figura obscura de Martha, interpretada brilhantemente por Jessica Gunning, é central na trama. Após um encontro casual num bar onde Donny trabalha, Martha desenvolve uma fixação que se estende por quatro anos. Durante esse período, Donny é bombardeado com 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook, 106 páginas de cartas e 41.071 e-mails.

Um detalhe intrigante que não passa despercebido ao público da série é a assinatura dos e-mails enviados por Martha a Donny. Ela sempre termina suas mensagens com a frase “Enviado do meu iPhone”, embora a verdade seja revelada mais tarde:essas mensagens são enviadas de um notebook.

Especialistas em psicologia, como a Dra. Becky Spelman, da Private Therapy Clinic, oferecem insights sobre esse comportamento perturbador. Segundo a psicóloga, essa ação pode ser uma tentativa de Martha de conquistar a atenção e o afeto de Donny.

“É altamente provável que Martha tenha escrito ‘Enviado do meu iPhone’ ao final das mensagens para criar uma percepção de status ou sofisticação. Ela pode ter acreditado que se associar à marca iPhone melhoraria sua imagem ou profissionalismo, e que isso aumentaria as chances de Donny achá-la atraente e desejável.”, disse Spleman à revista Glamour UK.

“Ao criar uma impressão favorável, construímos confiança e credibilidade nos relacionamentos. Inseguranças sobre autoestima ou medo de rejeição também podem ter levado Martha a tentar impressionar Donny dessa forma.”, completou.

Além disso, essa tentativa de projetar uma identidade falsa e de impressionar Donny pode indicar problemas de saúde mental por parte de Martha, como sugerido pela psicóloga Dannielle Haig.

“A despedida não se trata tanto do dispositivo real, mas do que ele representa: um senso de pertencimento a uma classe profissional e a um mundo onde ela era respeitada e bem-sucedida.”

“É uma tentativa de projetar uma imagem de estabilidade e normalidade em contraste com sua vida atual”, finaliza a psicóloga.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

3 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

3 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

3 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago