Nesta quinta-feira (7), viralizou no TikTok uma carta de um estudante babilônico, endereçada à mãe dele por volta de 1792 a 1750 a.C. O documento foi escrito por um jovem chamado Iddin-Sin e contém uma reclamação típica de um adolescente.
O garoto reclama de suas roupas e pede por novas. “Minha querida mãe, envie-me roupas novas”, escreve Iddin-Sin. “As roupas que você me enviou estão velhas e rasgadas. Não quero mais parecer um mendigo.”
A carta, que contém apenas três linhas, foi compartilhada pelo criador de conteúdo educativo Michael R. McBride. No vídeo, ele brinca sobre a importância do documento, dizendo que “é só uma carta de um estudante de escola para sua mãe na Antiga Mesopotâmia”.
A carta escrita por Iddin-Sin para Zinû é conhecida por sua designação técnica TCL 18 111. Segundo a biblioteca digital Cuneiform Digital Library Initiative, o doceumnto pertence a uma tábua de cartas escavada em Larsa e agora mantida no Museu do Louvre, em Paris, na França.
Na época em que Iddin-Sin viveu, era costume que filhos de funcionários públicos e jovens que queriam se tornar padres ou escribas frequentassem internatos para estudar escrita cuneiforme e literatura. Não se sabe se Iddin-Sin vivia longe de casa, mas supõe-se que sim.
Da mesma forma, não está claro se o próprio jovem escreveu a carta ou a citou a um escriba. Mas é evidente que o adolescente estava chateado com a qualidade das roupas que sua mãe teceu para ele e queria fazê-la enviar vestimentas novas.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Na Telinha.
Fotos: Reprodução/Wikimedia Commons
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…