Por Jerome Bruner no livro “Introdução e Importância da Estrutura”
“Se se quiser que a criança capte as ideias básicas e fundamentais de um determinado assunto, devemos traduzi-las para a linguagem de suas estruturas interiores (levando em conta seu estágio de desenvolvimento atual). É ocioso tentar fazer a apresentação de explicações formais baseadas numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e vale lembrar que seu desenvolvimento intelectual não é uma sequência cronométrica de acontecimentos, o afetam também influências do ambiente.
É pois possível traçar métodos para o ensino das ideias básicas, em ciência e matemática, a crianças em muito menor idade do que a tradicionalmente aceita. Na idade precoce a instrução sistemática poderá preparar o alicerce das coisas fundamentais, que poderão ser usadas mais tarde, e com grande proveito.
Um professor hábil pode experimentar, tentando ensinar o que, intuitivamente, lhe parece correto para crianças de diferentes idades, corrigindo-se no correr do tempo. O perigo de tal treinamento precoce poderá ser o de que resulte em treinar ideias originais mas distorcidas ou errôneas;”
Imagem de capa: Shutterstock/jakkaje808
Você ainda não viu nada igual: Anthony Hopkins em série de gladiadores com escala de…
Investigação da Anvisa derruba venda de sal do Himalaia moído — saiba se o seu…
“Nem parece a mesma!” — Thaís Carla surpreende com transformação após perder 75kg
Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…