Por Jerome Bruner no livro “Introdução e Importância da Estrutura”
“Se se quiser que a criança capte as ideias básicas e fundamentais de um determinado assunto, devemos traduzi-las para a linguagem de suas estruturas interiores (levando em conta seu estágio de desenvolvimento atual). É ocioso tentar fazer a apresentação de explicações formais baseadas numa lógica muito distante da maneira de pensar da criança e vale lembrar que seu desenvolvimento intelectual não é uma sequência cronométrica de acontecimentos, o afetam também influências do ambiente.
É pois possível traçar métodos para o ensino das ideias básicas, em ciência e matemática, a crianças em muito menor idade do que a tradicionalmente aceita. Na idade precoce a instrução sistemática poderá preparar o alicerce das coisas fundamentais, que poderão ser usadas mais tarde, e com grande proveito.
Um professor hábil pode experimentar, tentando ensinar o que, intuitivamente, lhe parece correto para crianças de diferentes idades, corrigindo-se no correr do tempo. O perigo de tal treinamento precoce poderá ser o de que resulte em treinar ideias originais mas distorcidas ou errôneas;”
Imagem de capa: Shutterstock/jakkaje808
Se você é fã de histórias reais de crimes e ainda não viu esta nova…
Uma jovem herdeira e um rapaz de passado nebuloso vivem uma paixão avassaladora neste novo…
Você costuma se lembrar de muitos sonhos ao acordar? Um especialista em sono revela por…
Advogada recusa pedido de guarda de bebê reborn e caso viraliza nas redes; disputa por…
A produção maravilhosa que acabou de chegar à Netflix é um lembrete carinhoso de que…
Descubra como as memórias, o afeto e as tradições familiares influenciam o desenvolvimento infantil, formando…