A dependência emocional é um estado psicológico que se manifesta nas relações sociais, ou seja, uma relação de necessidade que a pessoa tem com o outro, podendo ser com o parceiro, amigos, colegas de trabalho ou familiares.
O dependente emocional tem uma relação submissa e de idealização com o outro. Portanto, ao encontrar a pessoa na sua figura idealizada, vê a “salvação” para todos os seus males. Atribui à pessoa “ideal” uma importância muito grande e ausência de defeitos, não se importando de privar-se de suas necessidades, sentimentos e desejos para que esta fique por perto.
O tratamento baseia-se praticamente na Psicoterapia, quando não associados a outras doenças. Uma proposta de metodologia é a psicoterapia comportamental, que são baseadas nos princípios de aprendizagem, na construção de estratégias de mudanças e ou repertórios mais flexíveis frente a situações de conflitos.
No caso da dependência emocional, a psicoterapia comportamental contribuirá para a capacitação do paciente em ter maiores opções de respostas frente a comportamentos não desejados, como por exemplo, medo, ansiedade e insegurança. Desta maneira, o paciente, adquire gradualmente novos comportamentos capazes de permitir o equilíbrio entre suas capacidades e limitações funcionais resultantes da deficiência em lidar com seu dia a dia.
5 Dicas para ajudá-lo a ser menos dependente
1- Consciência da dependência emocional – Reconhecer que há uma problema, é o primeiro passo para começar a vencer o sofrimento.
2- Trabalhar a autoestima – Identificar os valores internos e as conquistas, focar em pensamentos positivos sobre si, reconhecer as próprias limitações.
3- Autocontrole – Perceber o controle que tem sobre si, como das ações, sentimentos e emoções. O outro não deve controlar suas decisões.
4- Reconhecimentos das próprias necessidades – Observar as próprias necessidades e não depender apenas de uma única outra pessoa para se relacionar. Busque construir uma rede de relacionamentos, como a família, amigos, colegas.
5- Aprender a estar sozinho – Dialogar consigo é descobrir a força pessoal. Dar oportunidade de autodescobrimento.
Cuide de seu interior. As mudanças positivas fortalecem nosso equilíbrio emocional.
Imagem de capa: Shutterstock/Julija Erofeeva
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…