Nova ação contra o Tik Tok foi movida com a alegação de que duas crianças faleceram ao tentar cumprir o “desafio do apagão”. Mais cinco casos foram mencionados como decorrentes do mesmo desafio, sendo que todas as vidas perdidas foram de crianças e jovens abaixo de quinze anos no ano de 2021.
Nas ações, o aplicativo é responsabilizado diretamente, uma vez que as distribuições de assuntos são calculadas por seus algoritmos que entregou o “desafio” para esse público. No processo mais recente, as famílias alegam que as crianças não estavam procurando o desafio quando viram os vídeos, que apareceram na página “For You” – na tela principal do TikTok para as vítimas. Ou seja, as acusações são de que o aplicativo determinou que os conteúdos “são apropriados e adequados para crianças pequenas”.
Entre os argumentos, o processo traz que, como o TikTok anuncia e promove alguns desafios, ele tem o dever de monitorar tais conteúdos. Sejam eles postados ou que estejam circulando na plataforma, evitando assim a proliferação.
Segundo publicado nos sites The Verge e Olhar Digital, a última ação foi movida pelas famílias das crianças Walton, de 8 anos de idade, e Arriani Arroyo, de 9 anos, que perderam suas vidas.
Segundo a denúncia o “desafio” incentiva os usuários a utilizar cintos, cordões de bolsa ou qualquer coisa semelhante até desmaiar, o que causa a perda de consciência e a possível morte por asfixia.
A defesa do Tik Tok alega que o desafio já existia antes do aplicativo, e que disse que bloqueou as buscas pelo desafio em sua plataforma.
Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…
Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…
Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…