COMPORTAMENTO

Designer cria bonecos terapêuticos para crianças que carregam traumas emocionais

Baseada na ideia de que brincar é a linguagem universal das crianças, a designer israelense Yaara Nusboim criou brinquedos de madeira terapêuticos que podem auxiliar os pequenos que estão lidando com traumas emocionais.

Batizados de Alma Dolls, os seis bonecos que fazem parte da coleção representam emoções diferentes: amor, medo, dor, vazio, raiva e segurança. O desenvolvimento das peças foi realizado em parceria com psicólogos infantis e deverão ser utilizados em terapias que apostam na Técnica do Brincar.

O método, criado em 1930 pela psicanalista austríaca Melania Klein, consiste em encorajar as crianças a trabalhar suas experiências por meio da brincadeira, ao invés da conversação, enquanto são guiadas ou supervisiosadas por um especialista que observando suas escolhas, compreende o estado emocional e mental do paciente.

Apesar desta ser uma técnica comum na psicologia pediátrica, Nusboim descobriu que normalmente ela é aplicada com uso de brinquedos comuns, ao invés de itens desenvolvidos especialmente para o método. Para solucionar o problema, a designer trabalhou com sete psicólogos infantis e diferentes crianças, ao longo de um ano, para criar os bonecos que verdadeiramente contribuíssem para o próposito.

O grande desafio foi desenvolver peças atraentes para a brincadeira, ao mesmo tempo que fossem abstratas o suficiente para permitir que as crianças projetem seus sentimentos e pensamentos nelas.

Os brinquedos são criados a partir de madeira polida, um material quente e suave que contrasta com os detalhes de silicone coloridos e com texturas divertidas. A boneca do Amor, por exemplo, consiste em duas esferas, uma menor empilhada em cima de uma maior, separada por uma gola rosa suave. De acordo com a criadora, representa o desejo de um abraço.

Enquanto isso, a Raiva é expressa através de uma forma pequena e comprimida para sugerir raiva engarrafada, com espinhos de silicone vermelhos saindo do corpo como se estivesse implorando para ser liberado. Esse contraste de materiais busca ajudar as crianças a entender que elas, como as bonecas, são compostas de experiências positivas e negativas e que não há nada de errado nisso.

Os bonecos são inesperadamente pesados, o que desperta sensação de estabilidade, enquanto a parte flexível é projetada para promover toque e carinho, para que a criança sinta uma proximidade com o brinquedo. Nusboim fabrica cada boneca sozinha – cortando e gravando a madeira usando um torno e fresadora, antes da impressão 3D do silicone.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Casa Vogue.
Fotos: Divulgação.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

“Não morram, eu vou voltar”: Garotinho salva os pais de um devastador tornado

Branson, um menino de apenas 9 anos, heroicamente salvou seus pais de um terrível tornado…

21 horas ago

Mulher dá à luz em restaurante de frutos do mar e nome de bebê causa surpresa

Alyse estava com 37 semanas quando sua bolsa amniótica se rompeu durante uma refeição em…

23 horas ago

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

2 dias ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

2 dias ago

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

4 dias ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

4 dias ago