COMPORTAMENTO

Diz-me que música escutas e te direi quem és

Para começar, sugerimos que todos ouçam a música do vídeo abaixo enquanto leem este artigo… já que se trata de que um artigo sobre música, não poderíamos ficar sem ela…

Um estudo inglês fala sobre os gostos musicais e a personalidade

Um estudo recente realizado pelo professor de psicologia britânico Adrian North, da British Heriot Watt, no Reino Unido, analisou os gostos musicais e a personalidade de mais de 36.000 pessoas em todo o mundo, chegando à conclusão de que ambos estão intimamente relacionadas.

Segundo North, pesquisas mais antigas demonstraram que o rock e o rap eram a preferência de pessoas com personalidades tidas como rebeldes, enquanto os amantes de ópera eram vistos como prósperos e bem-educados. No entanto, “esta é a primeira vez que um estudo mostra a ligação entre a personalidade e gosto musical, considerando uma ampla gama de estilos musicais”.

De acordo com este interessante estudo que envolveu 104 estilos musicais diferentes, os amantes do jazz e da música clássica desfrutam de uma boa autoestima e são pessoas muito criativas. No entanto, os amantes do jazz são tidos como sociáveis, enquanto os amantes da música clássica são mais introvertidos; os ouvintes assíduos da música pop são funcionários esforçados…

Os fãs da música country também trabalham duro e são tímidos; os rappers são extrovertidos, e os que preferem a música indie não têm a autoestima muito alta e são mal-humorados; os fãs da música soul foram os que se saíram melhor nesse estudo: são extrovertidos, criativos, doces, estão felizes com eles mesmos e tem uma boa autoestima.

De acordo com este estudo, os fãs de heavy metal são carinhosos e tranquilos, embora não sejam muito trabalhadores (de acordo com o estudo) e tenham baixa autoestima.

Por outro lado, uma das conclusões mais interessantes deste estudo de Adrian North são as semelhanças entre os amantes da música clássica e os fãs de heavy metal, por mais estranho que isso possa parecer… ambos são tranquilos, introvertidos e criativos.

North também analisou aqueles que ouvem música no carro: se a música é intensa e está alta é porque eles têm uma maior renda, enquanto os que ouvem músicas mais relaxantes tendem a ganhar salários mais baixos

A personalidade de fãs de heavy metal

“As pessoas mantêm o estereótipo de que os fãs de ‘heavy metal’ são pessoas deprimidas que tendem ao suicídio, sendo um perigo para si e para a sociedade, mas na verdade elas são pessoas muito delicadas”
Adrian North

Há muitos estereótipos sobre os fãs de heavy metal, rock, punk etc, especialmente entre as pessoas mais velhas. Seus gostos musicais costumam despertar, em muitos, desconfiança e outras crenças de como essas pessoas são rudes, grosseiras e têm pouca sensibilidade. Os mais jovens não pensam o mesmo, e com todo o respeito aos nossos idosos, este estudo recente apoia a crença de que os “metaleiros” são muito doces e sensíveis.

A verdade é que nós estamos mais ou menos de acordo com certas declarações de North. O professor disse: “As pessoas frequentemente definem seu senso de identidade por meio de seus gostos musicais, suas roupas, a escolha de determinados bares para sair, o uso de certas gírias”. “Não é estranho pensar que a personalidade pode estar ligada a preferências musicais”. E você, o que você acha?

Se você quiser participar como voluntário no estudo do professor North, você poderá fazê-lo através do site www.peopleintomusic.com. Quem sabe com a sua participação as conclusões mudem!

Imagem de capa: Shutterstock/Merla

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

2 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

3 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

3 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

5 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

5 dias ago