Um ícone há mais de 60 anos, a boneca Barbie vem se reinventando e derrubando antigos preconceitos e padrões de beleza. Já há cinco anos a fabricante da boneca Mattel, aposta na representatividade e diversidade para dialogar com a nova geração.
Depois de apresentar a Barbie cadeirante em 2019, agora, a linha Fashionistas, que foi lançada oficialmente em 2016- irá ampliar ainda mais sua coleção com uma boneca careca e outra com vitiligo (condição crônica caracterizada por áreas de despigmentação da pele). O novo portfólio também ganhará uma Barbie negra com prótese dourada na perna e um Ken de cabelo comprido.
Será a primeira vez na história da marca que a boneca mais famosa do mundo aparecerá oficialmente sem cabelo. Para a criação da Barbie com vitilígo, a marca contou com a ajuda de um dermatologista especializado e procurou certificar que a doença de pele fosse representada com bastante precisão.
A designer e ativista de apenas 12 anos, Jordan Reeves (responsável pela linha de 2019) também assina como colaboradora da coleção de bonecas. Segundo a Mattel, “a coleção continua redefinindo o significado de ser uma Barbie e como ela se parece.”
As primeiras mudanças na Barbie começaram a aparecer em 2015, quando a boneca deixou os saltos altos e passou a usar rasteiras. Desde então, a Mattel vem investindo em novos modelos, acrescentando mais de 100 tipos de corpo, tons de pele, texturas de cabelo, formas faciais e cores dos olhos.
A empresa também expandiu também sua linha de carreiras, como uma boneca juíza e outra astrofísica. Houve ainda o lançamento de 2018, em que a marca homenageou personalidades mulheres como a ativista Rosa Parks, a artista plástica Frida Kahlo, a boxeadora Nicola Adams e a esgrimista Ibtihaj Muhammad.
No marco dos 60 anos da Barbie, ficou ainda mais evidente a tentativa de mostrar uma evolução da boneca, que saiu do molde de mulher loira, branca e magra.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: Divulgação.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…