COMPORTAMENTO

Estratégias de manejo da ansiedade para o vestibular

A adolescência apresenta algumas tarefas particulares, próprias desta etapa do desenvolvimento, que envolvem não apenas o adolescente, mas todos os membros da família. Uma das principais tarefas a ser concretizada ao longo da adolescência é a Escolha Profissional que pode, ao mesmo tempo, ter o papel de motivar o adolescente ao estudo e ao planejamento para o sucesso no processo seletivo (vestibular), e ser, também, um forte fator ansiogênico. A ansiedade, por sua vez, pode ultrapassar os limites da normalidade nesse momento da vida, e acabar, até mesmo, prejudicando o desempenho do candidato durante a execução do exame. O medo da não aprovação no vestibular é importante fator desencadeador da ansiedade.

Diversos são os elementos que contribuem com a ansiedade neste momento da vida. Fatores individuais, ligados ao mundo interno do adolescente, tem grande peso para esta condição. Questões ligadas ao autoconceito e a autoestima surgem com força hercúlea. Sentimentos de incapacidadereforçam o medo e, muitas vezes, fazem com que o jovem direcione a si mesmo comportamentos de reprovação e autoacusação.

Fatores externos ao indivíduo, todavia, também atuam a favor da ansiedade. A família e a escola, por exemplo, na tentativa de incentivar o jovem a dedicar-se aos estudos e a preparação para o exame, muitas vezes, acabam exercendo certa “pressão” sobre o adolescente, ainda que não seja essa a intenção de suas práticas.

Para complicar, para o adolescente, é difícil escolher a profissão, estando ele ainda envolvido pelas crises e conflitos próprios da etapa na qual se encontra o seu desenvolvimento. Assim, a incerteza quanto a ter realizado a melhor escolha também intensifica a ansiedade e acarreta prejuízos para o desempenho do jovem na prova de seleção para o ensino superior.
Cargas exaustivas de estudo e preparação, dificuldades de organizar-se para dar conta de todo o conteúdo (planejamento para os estudos), dificuldades de aprendizagem, isolamento social, entre outros motivos, estão na base da ansiedade relacionada ao vestibular. Somadas as incertezas em relação ao futuro, tais elementos precisam ser trabalhados junto ao adolescente, para que este consiga dar conta desta etapa, tendo garantida a sua saúde e qualidade de vida.

É essencial que, ao longo do seu processo de preparação para o vestibular, o jovem alinhe os seus hábitos de vida de modo a manter uma rotina que produza saúde física e emocional. A Psicologia pode ajudar, a partir de estratégias cognitivo-comportamentais de controle da ansiedade e do estresse. Assim como o atleta não pode deixar para cuidar do seu corpo e de suas emoções no dia do jogo, o vestibulando não pode preocupar-se com tais questões no último momento. Afinal, saúde não é preço a ser pago pela aprovação.

No momento da prova, técnicas cognitivo-conportamentais de relaxamento e de visualização podem ser eficazes aliadas do sucesso do candidato.

A ajuda de um profissional da Psicologia pode ser determinante para que o adolescente vivencie este momento de sua história da melhor forma possível. Mais ainda, além do vestibular, é importante que o jovem esteja preparado para o depois – afinal, a aprovação é apenas o início de novos desafios que serão vividos pelo adolescente e para os quais é fundamental que ele esteja razoavelmente “pronto”.

Em São João da Boa Vista – SP, realizo um trabalho especializado voltado para esta temática, individualmente/atendimento clínico e com grupos de orientação psicológica (ambas as modalidades com número fixo e pré-determinado de sessões).

 

DANILO CICONI DE OLIVEIRA

DANILO CICONI DE OLIVEIRA é psicólogo (CRP 06/123683) e bacharel em Psicologia (USP), graduando em Pedagogia – Licenciatura (CLARETIANO) e especialista em Psicopedagogia (UNINTER). Sua trajetória profissional se destaca especialmente pela atuação junto a adolescentes e jovens. Como educador, dedicou-se a intervenções socioeducativas com adolescentes judicializados e, atualmente, à formação / treinamento de jovens em contextos de aprendizagem corporativa, assim como à docência no ensino superior. Sua formação complementar é marcada por atividades formativas relativas a programas de prevenção e intervenção psicossocial na juventude e a questões atinentes ao processo ensino-aprendizagem, particularmente no tocante às novas tecnologias de ensino e à contextos organizacionais de educação. Psicólogo clínico, atua na cidade de São João da Boa Vista – SP.

Recent Posts

Especialista revela o motivo arrepiante por trás do gesto de mão de Putin contra Trump durante voo de bombardeiros nucleares

O encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, em Anchorage (Alasca), terminou com um sobrevoo…

10 minutos ago

O alerta no corpo que parecia inofensivo, mas era câncer de esôfago: homem conta como tudo começou

Dor de garganta passageira costuma ir embora sozinha; dificuldade persistente para engolir, não. Foi esse…

17 minutos ago

10 séries baseadas em histórias reais simplesmente inacreditáveis

Se você gosta de maratonar e ainda soltar um “não é possível!”, esta lista foi…

2 dias ago

Em show sertanejo, cachorro caramelo rouba a cena e acaba adotado por cantor da dupla João Bosco & Vinicius

Um “fã” diferente chamou atenção durante um show em Pimenta (MG), em julho: um vira-lata…

2 dias ago

Inventor francês cria pílulas que transformam pum em aroma de rosas e até de chocolate

Quando o jantar vira disputa de odores, tem gente que muda de assunto; Christian Poincheval…

2 dias ago

Qual jogo de cassino melhor se adapta ao seu estilo de jogo?

O cassino oferece uma variedade de jogos projetados para atender a diferentes preferências.

4 dias ago