Ivonete Rosa

Eu aprendi a ver beleza em minhas cicatrizes

As minhas cicatrizes são tatuagens sagradas, elas me fazem lembrar que fui capaz de superar dores inconfessáveis. Aprendi a olhar as marcas da minha alma com amor e empatia, abandonei a revolta. Só eu e Deus sabemos de cada lágrima que derramei, de cada nó na garganta, de cada aperto no peito e, de cada sensação de desamparo que experimentei.

Já levei golpes tão duros que pensei que não fosse mais possível ficar de pé. Já engoli lágrimas que tinham gosto de sangue. Já me fiz de forte, com as emoções estraçalhadas. Já disse “estou bem” torcendo para que o outro dissesse “sei que você está mal, deixe eu te dar um abraço”. Já experimentei dores que jamais terei coragem de revelar, tive que lidar com elas até que o tempo as diluísse.

Já enfrentei batalhas cambaleando,  escorregando em minhas próprias lágrimas, com a visão nublada, sem enxergar previsão de um dia ensolarado. Em muitos momentos, dobrava os meus joelhos e apenas chorava. Entre um soluço e outro eu dizia: Senhor, tá doendo muito, socorro. Já abri a janela da minha casa e vi um sol brilhando lá fora, mas aqui dentro de mim, estava tudo nublado, com nuvens negras e densas. Hoje, eu entendo que quando estamos iluminados por dentro, nenhuma escuridão nos assombra. Em contrapartida, não existe dia ensolarado para quem está com a alma no escuro.

Olho para trás e fico perplexa, me deparo com uma mulher que foi guerreira e resiliente desde criança. Das certezas que tenho, apenas uma: nunca  guerreio sozinha, eu tenho um Anjo que Deus escalou para cuidar de mim. Quando a tempestade passa, Ele me olha e diz: “Sua boba, por que duvidou que fosse capaz de superar aquilo? Estou aqui contigo e vou te proteger sempre”. Então, sorrimos e minha alma se enche de fé e gratidão.

***

Photo by Sarah Comeau on Unsplash

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

3 dias ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

3 dias ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

3 dias ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

4 dias ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

4 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

5 dias ago