COMPORTAMENTO

Filho de Gari conquista diploma e dedica vitória à mãe

Para esta mãe que ainda não tem o ensino básico completo e é uma trabalhadora que vive debaixo do sol para sustentar seus filhos, ter um deles formado é uma conquista incalculável. A gari Edvan Bacelar da Silva é a mãe de Lorenzo Menezes, recém graduado em administração.

Lorenzo tem 22 anos e escreveu um bonito testemunho em sua conta no Instagram. Ele revela que Netinha, como sua mãe é reconhecida em Conceição do Coité, interior da Bahia, jamais deixou faltar qualquer material escolar, nem para ele, nem para seus dois irmãos. Rayssa de 20 anos e o caçula, Paulo Ricardo de 13.

Início de ano sempre foi uma correria para a gari: precisava não perder a data da matrícula e ainda se virar para comprar o material escolar e o uniforme do colégio. Lorenzo sempre frequentou escolas públicas e, com o incentivo de seus professores, comprometeu-se a prestar vestibular. O resultado disso foi ser aprovado com uma bolsa integral na Universidade Anísio Teixeira, em Feira de Santana.

Se não conseguisse a bolsa, dificilmente Lorenzo faria uma faculdade, sua família depende do salário mínimo de Netinha e do auxílio-doença de seu Renivaldo, o seu pai que trabalhava com estofado, mas teve um AVC e ficou sem condições de exercer sua profissão.

“Administração era minha segunda opção. Antes, eu havia passado em engenharia civil, que era minha primeira opção. Mas minha mãe não tinha como me manter em Salvador. Aí desisti e optei pela opção mais viável. Em Feira de Santana, onde moro atualmente, tenho três tias, irmãs da minha mãe, que me ajudaram a dar meus primeiros passos”, contou Lorenzo, em entrevista ao site Razões para Acreditar.

 

Quando questionado sobre a importância de sua mãe para o seu ingresso na universidade, Lorenzo explica: “Desde pequeno eu sempre fui muito observador e não vou negar que quando criança sentia inveja dos meus amigos que tinham mães que os ajudavam no dever de casa. Minha mãe nunca me ensinou, não por tempo, mas por que ela não sabia. Então, não queria desapontá-la só pelo fato de não poder me ajudar com o dever de casa.”

Mas o que Netinha podia fazer ela não deixava de realizar, como alfabetizar Lorenzo antes de entrar na escola. Quando ele ingressou na escola, já estava à frente da turma. Então, graças ao que sua mãe lhe ensinou, pulou de série. “Todos os anos, me esforçava para passar direto e deixá-la orgulhosa. Pra ela saber que tinha cumprido seu papel de mãe: me dar educação e me guiar.”

Com informações de Razões para Acreditar

 

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Mercado iGaming brasileiro é destaque no quesito investimento

O mercado de iGaming no Brasil cresce em uma velocidade surpreendente no seu primeiro ano…

3 dias ago

O que realmente acontece quando um passageiro morre durante um cruzeiro internacional no mar

Navios de cruzeiro funcionam como pequenas cidades: têm equipe médica, procedimentos claros e uma logística…

4 dias ago

Relação com 16 anos de diferença marca novo e polêmico filme de Anne Hathaway no streaming – veja o trailer

Em vez de apostar no clichê do “amor perfeito”, Uma Ideia de Você coloca no…

4 dias ago

Por que as baleias azuis estão ficando em silêncio e o que isso tem a ver com o futuro da humanidade

Quando o maior animal do planeta passa a cantar menos, algo saiu do eixo. Microfones…

4 dias ago

Você não vai acreditar por quanto as ‘canetas emagrecedoras’ agora estão sendo vendidas no Brasil

As chamadas “canetas emagrecedoras” acabam de ganhar uma versão 100% produzida no Brasil e já…

5 dias ago

O caso real tão chocante que virou um dos filmes mais perturbadores da Netflix

Entre as produções inspiradas em crimes reais, poucas conseguem ser tão perturbadoras quanto “3096 Dias…

5 dias ago