O câncer é uma doença infelizmente muito presente no mundo. Patologia que em muitos casos pode levar o paciente a óbito, sendo uma das principais causas de falecimentos no planeta. Uma realidade que é vivida na República das Filipinas de uma forma muito dura e complexa, devido à falta de recursos e tecnologias no país. Para cada 100.000 filipinos, 189 são diagnosticados com câncer, de acordo com dados do Departamento de Saúde das Filipinas. O câncer portanto é uma prioridade de saúde, mesmo em tempos de pandemia de COVID-19.
A pandemia afetou justamente uma criança que está lutando contra o câncer. Este é Aedan Pio, um menino de 9 anos que durante cinco anos foi diagnosticado com cordoma (um tipo raro de câncer ósseo), que o fez se submeter a diversas operações e tratamentos, além de uma reabilitação muito exigente.
Terapias médicas muito necessárias que devido ao coronavírus foram suspensas. Como resultado da quarentena, as viagens ao exterior foram drasticamente limitadas, afetando Aedan, afinal o centro médico que o ajuda com sua condição fica fora do país.
Portanto, este menino filipino teve que se trancar em casa, incapaz de sair para se divertir ou tratar seu câncer. Logo o tédio e o estresse começaram a aparecer, mas esse menino de 9 anos tinha um plano para aproveitar o tempo preso em casa. Por ser um artista muito jovem, com grande talento para o desenho e a pintura, decidiu se dedicar profissionalmente a isso, e ainda de quebra ajudando uma causa nobre.
Como suas obras fazem sucesso entre seus seguidores no Instagram, ele se propôs a vendê-las para que com essa renda possa ajudar os centros médicos que o atenderam quando foi diagnosticado com câncer. Ele quer retribuir tudo o que esses médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde fizeram pela sua saúde.
Ele hoje se sente extremamente feliz e surpreso com o que conquistou, estendendo sua ajuda para alcançar o maior número possível de hospitais. Ele não para de fazer pinturas, porque sente que tem muitas pessoas para ajudar.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: edanpio / Instagram.
Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…
Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…
Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…