O câncer é uma doença infelizmente muito presente no mundo. Patologia que em muitos casos pode levar o paciente a óbito, sendo uma das principais causas de falecimentos no planeta. Uma realidade que é vivida na República das Filipinas de uma forma muito dura e complexa, devido à falta de recursos e tecnologias no país. Para cada 100.000 filipinos, 189 são diagnosticados com câncer, de acordo com dados do Departamento de Saúde das Filipinas. O câncer portanto é uma prioridade de saúde, mesmo em tempos de pandemia de COVID-19.

A pandemia afetou justamente uma criança que está lutando contra o câncer. Este é Aedan Pio, um menino de 9 anos que durante cinco anos foi diagnosticado com cordoma (um tipo raro de câncer ósseo), que o fez se submeter a diversas operações e tratamentos, além de uma reabilitação muito exigente.

Terapias médicas muito necessárias que devido ao coronavírus foram suspensas. Como resultado da quarentena, as viagens ao exterior foram drasticamente limitadas, afetando Aedan, afinal o centro médico que o ajuda com sua condição fica fora do país.

Portanto, este menino filipino teve que se trancar em casa, incapaz de sair para se divertir ou tratar seu câncer. Logo o tédio e o estresse começaram a aparecer, mas esse menino de 9 anos tinha um plano para aproveitar o tempo preso em casa. Por ser um artista muito jovem, com grande talento para o desenho e a pintura, decidiu se dedicar profissionalmente a isso, e ainda de quebra ajudando uma causa nobre.

Como suas obras fazem sucesso entre seus seguidores no Instagram, ele se propôs a vendê-las para que com essa renda possa ajudar os centros médicos que o atenderam quando foi diagnosticado com câncer. Ele quer retribuir tudo o que esses médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde fizeram pela sua saúde.

Ele hoje se sente extremamente feliz e surpreso com o que conquistou, estendendo sua ajuda para alcançar o maior número possível de hospitais. Ele não para de fazer pinturas, porque sente que tem muitas pessoas para ajudar.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: edanpio / Instagram.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.