De acordo com a teoria psicanalítica nossa mente contempla três instâncias: CONSCIENTE (lugar da razão, percepção da realidade), PRÉ CONSCIENTE (memórias a serem recordadas com um mínimo esforço) e INCONSCIENTE (desejos e afetos que foram afastados da consciência).

Pois bem, vamos comparar nossa mente como uma casa, da qual retiramos tudo o que há em excesso, o que nos desagrada e tudo aquilo que não queremos ver e depositamos no porão ou naquele quartinho escondido que não deve ser aberto por qualquer pessoa. Porém, as vezes nossa casa precisa de uma (re) organização, o porão não suporta mais tudo que está lá dentro e precisamos de um novo lugar para guardar nossas “velharias”.

Podemos dizer que nosso inconsciente é o porão da nossa mente, que guarda tudo aquilo com o que queremos evitar entrar em contato. Mas, chega um momento que nos damos conta de que ele possui muito mais coisas do que imaginamos. Por não suportar mais guardar tantas coisas, nosso inconsciente extravasa em nosso corpo, na forma de sinais e sintomas que atrapalham nosso desenvolvimento humano.

Geralmente quando isso acontece pretendemos realizar mudanças e nos permitirmos entrar no “porão”, desbrava-lo e reencontrar certas coisas. Eu sei, trata-se de algo que não é fácil e que não terminamos da noite para o dia, pois as vezes sentimos medo de enfrentar a escuridão e os fantasmas que moram lá. Porém, é necessária esta “limpeza” de tempos em tempos.

Você já deve ter ouvido, por exemplo, alguém dizer que gostaria de fazer uma “faxina mental”?

Esta ai uma das coisas que o processo de psicoterapia psicanalítica nos possibilita realizar, lançando uma luz no porão da nossa mente para que possamos compreender certas coisas com mais clareza e decidir se queremos mantê-las ou transformá-las. Pense nisso!

Imagem de capa: Shutterstock/Sergey Edentod

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

O medo de ser visto de verdade: sintomas, causas emocionais e como a psicoterapia pode ajudar

O medo de ser visto de verdade pode gerar ansiedade social, vergonha e baixa autoestima.…

2 dias ago

Mentira, vergonha ou defesa? O que está por trás de quem não sustenta o olhar ao falar

Desviar o olhar não é acaso: o que esse gesto silencioso denuncia numa conversa

2 dias ago

O que era para ser um refúgio romântico vira um pesadelo silencioso neste novo suspense do streaming

O suspense que começa com um casal apaixonado e termina em um clima de puro…

3 dias ago

Distopia com Rodrigo Santoro encanta com cenas poéticas, é um dos melhores filmes do ano e já está na Netfllix

Digno de Oscar, filme de ficção científica na Netflix surpreende com história cheios de segredos

4 dias ago

Médico explica enxurrada de vídeos de pessoas em “estado zumbi” e faz alerta para desavisados não terem o mesmo destino

Parece droga, mas é pior: médico faz alerta duro sobre vídeos de pessoas em ‘estado…

5 dias ago