A empresa irlandesa Lottie Dolls decidiu criar uma boneca com síndrome de Down inspirada em uma menina de 6 anos chamada Rosie Barnett para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down.
A marca de brinquedos batizou a boneca Rosie Boo em homenagem à garotinha, já que há um ano seus pais compartilharam fotos de sua filha brincando com uma versão em tamanho real da casa da árvore Lottie Doll. Ao conhecer a história da menina, a empresa preparou para a criação de Rosie Boo, que tem traços característicos de pessoas com síndrome de Down e o mesmo corte e tom de cabelo de Rosie. A boneca também traz meias coloridas, símbolo usado para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down, e também as botas de apoio que usam para caminhar.
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Jason Kneen, o pai da menina, comentou que está muito entusiasmado que sua família possa ajudar a aumentar a conscientização sobre esta condição: “Estamos muito satisfeitos, especialmente nesta época do ano, por podermos contribuir para a conscientização sobre a síndrome de Down e educar as crianças sobre as diferenças que a síndrome de Down traz e o que torna essas crianças especiais.”
Além disso, Jason destacou que as bonecas Lottie Doll são muito inclusivas e diversificadas, o que cria um bom impacto para as crianças. “Aprendemos que brincar com brinquedos com diferenças ajuda a desenvolver empatia nas crianças antes que a cultura determine como devemos reagir às diferenças. Para mim, essa é uma das coisas mais poderosas que descobrimos sobre brincar de boneca: o impacto positivo que pode empoderar as crianças, além de ajudar a reduzir o bullying ao normalizar as diferenças.”
O pai de Rosie acrescentou que “é incrivelmente poderoso para as crianças ver uma boneca como elas, mas é igualmente importante que todas as crianças tenham uma caixa de brinquedos diversificada.” E frisou que Lottie Dolls tem feito um esforço para criar bonecas “com diferentes deficiências, diferentes tipos de corpo, e esta é uma grande oportunidade, pelas informações adicionais que vem na embalagem”.
Finalmente, Lottie Dolls anunciou através de suas redes sociais e site, que a boneca Rosie Boo está à venda e que, a boneca vendida, £ 1 (pouco menos de oito reais atualmente) será doada para uma instituição de caridade local que atende pessoas com síndrome de Down.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…