A empresa irlandesa Lottie Dolls decidiu criar uma boneca com síndrome de Down inspirada em uma menina de 6 anos chamada Rosie Barnett para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down.

A marca de brinquedos batizou a boneca Rosie Boo em homenagem à garotinha, já que há um ano seus pais compartilharam fotos de sua filha brincando com uma versão em tamanho real da casa da árvore Lottie Doll. Ao conhecer a história da menina, a empresa preparou para a criação de Rosie Boo, que tem traços característicos de pessoas com síndrome de Down e o mesmo corte e tom de cabelo de Rosie. A boneca também traz meias coloridas, símbolo usado para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down, e também as botas de apoio que usam para caminhar.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Jason Kneen, o pai da menina, comentou que está muito entusiasmado que sua família possa ajudar a aumentar a conscientização sobre esta condição: “Estamos muito satisfeitos, especialmente nesta época do ano, por podermos contribuir para a conscientização sobre a síndrome de Down e educar as crianças sobre as diferenças que a síndrome de Down traz e o que torna essas crianças especiais.”

Além disso, Jason destacou que as bonecas Lottie Doll são muito inclusivas e diversificadas, o que cria um bom impacto para as crianças. “Aprendemos que brincar com brinquedos com diferenças ajuda a desenvolver empatia nas crianças antes que a cultura determine como devemos reagir às diferenças. Para mim, essa é uma das coisas mais poderosas que descobrimos sobre brincar de boneca: o impacto positivo que pode empoderar as crianças, além de ajudar a reduzir o bullying ao normalizar as diferenças.”

O pai de Rosie acrescentou que “é incrivelmente poderoso para as crianças ver uma boneca como elas, mas é igualmente importante que todas as crianças tenham uma caixa de brinquedos diversificada.” E frisou que Lottie Dolls tem feito um esforço para criar bonecas “com diferentes deficiências, diferentes tipos de corpo, e esta é uma grande oportunidade, pelas informações adicionais que vem na embalagem”.

Finalmente, Lottie Dolls anunciou através de suas redes sociais e site, que a boneca Rosie Boo está à venda e que, a boneca vendida, £ 1 (pouco menos de oito reais atualmente) será doada para uma instituição de caridade local que atende pessoas com síndrome de Down.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.