Entre 1945 e 1951, a Disney produziu uma série de curtas-metragens animados para serem passados em escolas americanas. No geral, os filmes tinham poucos minutos de duração e abordavam temas relacionados à vida dos estudantes.
Um dos principais curtas dessa leva foi lançado em 1946 em parceria com a empresa Kimberly-Clark. Trata-se de The Story of Menstruation (A História da Menstruação, em tradução livre), um vídeo que explica a meninas com idades entre 11 e 17 anos o que é a menstruação e como elas devem se portar durante o ciclo menstrual.
O curta contou com a consultoria do ginecologista Mason Hohn e com a narração da atriz Gloria Blondell. Ao longo de 10 minutos, a animação mostra meninas entre a pré-adolescência e a adolescência que estão descobrindo a menstruação e as atividades que elas podem continuar praticando na duração desse período. O vídeo encoraja exercícios durante o período menstrual, por exemplo, mas também tem dicas curiosas como “você pode e deve tomar banho” e “evite ficar constipada”.
Estima-se que The Story of Menstruation tenha sido assistido por pelo menos 105 milhões de alunas americanas. Em 2015, o curta foi escolhido para fazer parte do National Film Registry, seleção de filmes preservados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, por conta de seu significado “cultural, histórico e estético”.
Atualmente o filme está disponível (em inglês) no Youtube. Vale conferir:
O medo de ser visto de verdade pode gerar ansiedade social, vergonha e baixa autoestima.…
Desviar o olhar não é acaso: o que esse gesto silencioso denuncia numa conversa
O suspense que começa com um casal apaixonado e termina em um clima de puro…
Digno de Oscar, filme de ficção científica na Netflix surpreende com história cheios de segredos
Um filme estranho da Netflix sobre gente que fala demais e entende de menos
Parece droga, mas é pior: médico faz alerta duro sobre vídeos de pessoas em ‘estado…