COLABORADORES

O ciúme gera insegurança e hostilidade, fique longe dele!

A palavra ciúme é relativa a expressão “zelosus”, que em latim significa “cheio de zelo” e no termo grego “zelos” refere-se ao conceito de “ferver”. E se existe um aspecto da vida em que o ciúme “ferve” é nas relações amorosas. Não vamos tratar do tema neste enfoque, mas como uma das emoções humanas mais negativas, já que todos nós sentimos ciúme em alguma fase das nossas vidas, uma verdade que ninguém consegue negar.

O ciúme é uma emoção inerente às pessoas de todas as idades. Ele pode se manifestar por um turbilhão de sentimentos, como por exemplo: aflição no coração, constrição no peito e sensação de frieza na alma. O ciúme também envolve uma série de ideias e ações, entre as principais:

Desejo de posse em relação alguma coisa ou alguma pessoa;
Inveja de coisa, pessoa ou situação que não se pode ter;
Dor, raiva e violência por dividir ou por não ter uma coisa ou pessoa desejada.

Portanto, o ciúme é um sentimento presente em todas as tragédias, desde a sua origem na Grécia antiga, que sempre deu um final trágico aos seus personagens. E o ciúme com sua força dramática faz dele um assunto arrebatador para os escritores produzirem suas obras primas. Não há dúvida, que o ciúme tem um forte elemento competitivo na sociedade moderna, pois há uma pressão social que impulsiona o indivíduo a defender o “que é seu” e ainda de possuir um olhar cobiçoso em relação a propriedade, o corpo e a vida alheia.

Hoje o ciúme tem um viés midiático, sendo o mote principal de filmes, músicas, atrações culturais e conflitos nas redes sociais. No espaço de trabalho, familiar, na política, nas notícias e nos casos de polícia, o ciúme ocupa um alcance espantoso, que gera hostilidade e adoecimento. Por isso, que o ciúme está visceralmente relacionado à inveja, mas a diferença é que a inveja não intervém no sentimento de perda existente no ciúme. Mas as duas se distanciam dos cuidados com a própria vida, preocupando-se, exageradamente, com a vida das outras pessoas.

O ciúme negativo, é de natureza neurótica, que está associado com a falta de confiança em si mesmo, quando é desmedido pode transformar-se em uma obsessão. Em nosso dia a dia nos deparamos com pessoas refém desse ciúme, vivendo na fronteira entre a fantasia e a incerteza, tomadas por um sentimento de insegurança, que costumam ter origem na infância. O melhor para nossa saúde mental e ficar longe delas!

Porém, o ciúme patológico pode ser tratado no ponto de vista psiquiátrico, atacando o seu desequilíbrio no sistema nervoso, que interfere na dinâmica dos neurotransmissores e, que está na raiz de muitas doenças psicossomáticas. Além disso, a psicoterapia é capaz de tratar os sintomas do ciúme na sua gênese familiar, social e psicológica, orientando o sujeito ciumento a gastar a sua energia negativa em atividades, tais como: exercícios físicos, meditação e trabalho lúdico, que anule o ciúme pelo equilíbrio mental e espiritual.

Imagem de capa: Shutterstock/fizkes

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

9 hábitos que pessoas felizes após os 60 anos deixam para trás – e que você deveria adotar enquanto é jovem!

Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…

1 dia ago

Qual é a idade do seu coração? Faça o teste criado por especialistas em apenas 3 minutos

Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…

1 dia ago

Condenada ao pelotão de fuzilamento, mulher faz pedido final que choca até os carcereiros

Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…

1 dia ago

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

1 semana ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

1 semana ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

1 semana ago