SAÚDE MENTAL

O que significa Triunfar?

‘Quero vencer na vida!’. Quem, em algum momento, jamais pronunciou essa frase?
O desejo de sentir-se bem-sucedido é natural. Por isso, todos querem fazer valer sua história, sentir-se parte e deixar marca singular.

Mas o que significa triunfar?

No sentido original, o termo triunfar está ligado a guerras e disputas violentas, significando exatamente prevalecer sobre o inimigo e apropriar-se do que é dele.
Historicamente, triunfar é tão decisivo para firmar povos como capazes de feitos extraordinários, que é comum encontrar arcos triunfais nos portões das cidades para destacar seus habitantes como povo forte e vencedor. Um exemplo é Paris cujo arco triunfal de inspiração romana a distingue entre as cidades europeias.

Com o passar do tempo, entretanto, a palavra triunfo foi sendo assimilada aos tempos de paz e passou a referir-se às vitórias sobre desafios, problemas graves e obstáculos, enfim, passou a expressar o êxito nas lutas pelo êxito. O tempo passou, os usos e costumes se transformaram, mas uma coisa permaneceu: as pessoas gostam de se distinguir como seres triunfantes.

E cada um, à sua maneira, busca caminhos que levem ao êxito.

E quais seriam esses caminhos?

São inúmeras as formas utilizadas para triunfar sobre obstáculos que se interponham entre nós e o que queremos. Entretanto, a despeito do caminho escolhido, dois fatores são decisivos para o sucesso: o senso de si próprio e uma boa dose de ousadia.
E o que vem a ser senso de si próprio? É o fator que nos leva a fazer escolhas e tomar decisões coerentes. O senso de si próprio é o núcleo da autoconsciência.

É firmado pelo exercício do autoconhecimento e leva-nos a conhecer nosso potencial – limites e possibilidades – e incorporá-lo às ações necessárias aos empreendimentos.
A ousadia, por sua vez, é a atitude indispensável para enfrentarmos o inusitado e assumirmos os riscos inerentes aos desafios. A ousadia deve ser bem utilizada, usá-la de forma desmedida pode produzir desastres irrecuperáveis, mas sem ela, as metas são subdimensionadas. Por essa razão, a atitude ousada deve ser sempre temperada com boa dose de análise e senso de realidade.

A coragem – qualidade que nasce da junção da vontade, da disciplina e do caráter – é o coração da atitude e o tempero da ação. E sem ousadia não há ação corajosa. A ousadia é que nos alimenta de coragem e sem esta, procrastinamos, desistimos e sabotamos os sonhos mais caros. Então, é seguir adiante conscientes de nossos propósitos e munido de vontade alimentada pela coragem, até atravessar os portais do triunfo.

Imagem de capa: Por Elena Efimova na Shutterstock

Liduína Benigno Xavier

Psicóloga, Mestre em Educação, formação em Facilitação de Processos humanos nas organizações, a escritora é consultora organizacional há mais de vinte e cinco anos; É autora do livro: Itinerários da Educação no Banco do Brasil e Co-autora do livro: Didática do Ensino Corporativo - O ensino nas organizações. Mantém o site: BlogdoTriunfo que publica textos autorais voltados ao aperfeiçoamento pessoal dos leitores e propõe reflexões que ajudam o leitor a formar visão mais rica de inquietações impactantes da existência.

Recent Posts

9 hábitos que pessoas felizes após os 60 anos deixam para trás – e que você deveria adotar enquanto é jovem!

Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…

17 horas ago

Qual é a idade do seu coração? Faça o teste criado por especialistas em apenas 3 minutos

Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…

17 horas ago

Condenada ao pelotão de fuzilamento, mulher faz pedido final que choca até os carcereiros

Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…

17 horas ago

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

7 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

7 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

7 dias ago