Deixar nossos animais de estimação dormir na cama ou evitá-los por todos os meios é uma decisão pessoal que não tem contra-indicações em termos de saúde. Mas pode ser uma boa ideia quando se trata de descansar: de acordo com novas pesquisas, é a melhor opção quando as alternativas são compartilhar o sonho com um pet ou com outra pessoa. Com o devido respeito pela raça humana, as mulheres que participaram do estudo deixaram claro que os pets são os melhores parceiros de cama.
O trabalho, publicado na revista Anthrozoos e liderado por Christy Hoffman, doutora em Comportamento Animal e professora do Cansius College (EUA), analisou, através de pesquisas, os hábitos de sono de 962 mulheres entre 18 e 69 anos de idade. Alguns compartilham sua cama habitualmente com pelo menos um cachorro; outros fazem isso com um ou mais gatos e, o resto, dormem com seus parceiros. As conclusões foram claras: os participantes preferem dormir com seus pets mais do que com seus companheiros sentimentais.
A principal razão, segundo as respostas das entrevistadas, é que elas conseguem descansar melhor se dormem na companhia dos pets. Aparentemente, os pets se movem menos durante a noite , e isso mostra o dia seguinte. Com eles você tem menos problemas em adormecer e as chances de acordar durante a noite diminuem.
O estudo também aponta que os cães adaptam melhor seus padrões de sono aos de seus donos do que os gatos: eles adaptam suas horas de dormir e isso pode favorecer melhores horários. Mas a atitude dos cães não é a única razão para considerá-los como os melhores companheiros de cama.
A segurança é o outro ponto que os participantes valorizaram positivamente. De acordo com os resultados, eles se sentem menos vulneráveis e mais protegidos dormindo com um cachorro do que com um gato ou com seu parceiro porque acreditam que eles são mais propensos a alertar no caso de algum tipo de emergência.
TEXTO TRADUZIDO DE EL PAÍS
Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…
Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…
Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…
Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento
Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…
Estudos mostram que o custo de não tratar transtornos mentais é até 10x maior que…