Deixar nossos animais de estimação dormir na cama ou evitá-los por todos os meios é uma decisão pessoal que não tem contra-indicações em termos de saúde. Mas pode ser uma boa ideia quando se trata de descansar: de acordo com novas pesquisas, é a melhor opção quando as alternativas são compartilhar o sonho com um pet ou com outra pessoa. Com o devido respeito pela raça humana, as mulheres que participaram do estudo deixaram claro que os pets são os melhores parceiros de cama.

O trabalho, publicado na revista Anthrozoos e liderado por Christy Hoffman, doutora em Comportamento Animal e professora do Cansius College (EUA), analisou, através de pesquisas, os hábitos de sono de 962 mulheres entre 18 e 69 anos de idade. Alguns compartilham sua cama habitualmente com pelo menos um cachorro; outros fazem isso com um ou mais gatos e, o resto, dormem com seus parceiros. As conclusões foram claras: os participantes preferem dormir com seus pets mais do que com seus companheiros sentimentais.

A principal razão, segundo as respostas das entrevistadas, é que elas conseguem descansar melhor se dormem na companhia dos pets. Aparentemente, os pets se movem menos durante a noite , e isso mostra o dia seguinte. Com eles você tem menos problemas em adormecer e as chances de acordar durante a noite diminuem.

O estudo também aponta que os cães adaptam melhor seus padrões de sono aos de seus donos do que os gatos: eles adaptam suas horas de dormir e isso pode favorecer melhores horários. Mas a atitude dos cães não é a única razão para considerá-los como os melhores companheiros de cama.

A segurança é o outro ponto que os participantes valorizaram positivamente. De acordo com os resultados, eles se sentem menos vulneráveis e mais protegidos dormindo com um cachorro do que com um gato ou com seu parceiro porque acreditam que eles são mais propensos a alertar no caso de algum tipo de emergência.

TEXTO TRADUZIDO DE EL PAÍS

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.