Categories: Sem categoria

Orientações para Publicações no Psicologias do Brasil

Olá, primeiro, antes de tudo mesmo, queremos agradecer pela sua colaboração neste projeto. Nosso intuito é conseguir levar informação clara e com linguagem popular sobre Psicologia.

Sabemos da importância que esta área da ciência tem na vida das pessoas e de como ela pode, desde melhorar relações interpessoais e expandir possibilidades de desenvolvimento individual,também trazer melhorias no âmbito social de todo o país.

Este manual apresenta orientações gerais para nossas publicações. É um facilitador para que os textos publicados possuam organização e linearidade.

CRITÉRIOS GERAIS PARA CADASTRO E PUBLICAÇÕES

  • Domínio da língua portuguesa: os textos devem ser escritos e revisados antes do envio;
  • Ser estudante de psicologia, psicólogo, psicanalista ou possuir experiência de trabalho com afinidade em áreas relacionadas à Saúde Mental.
  • Enviar somente textos originais, ou seja, que VOCÊ mesmo escreveu, mesmo que já tenham sido publicados em outros canais.
  • Não publicamos artigos acadêmicos.
  • Lembrando que o/a autor/autora terá seu perfil publicado no final do artigo com foto, breve biografia, links para redes sociais ou sites próprios. Logo, precisaremos dos dados para essa descrição.

TEMAS

Como você sabe, a Psicologia é uma ciência ampla. Portanto, é possível tratar de inúmeros temas no site. Mas, um único norte torna-se necessário: Como falar deste tema pode ajudar os leitores que nos acompanham? Ou seja, os temas devem ser suporte para quem os lê. Daí, como já dito, cabe de tudo ligado a Psicologia, desde que o “tudo” seja para algum auxílio na vida do leitor.

TÍTULOS PARA O SEU TEXTO!

Os títulos em sites como o nosso são de extrema importância, pois nas redes sociais eles servem de chamada. Uma boa chamada atrairá muito mais leitores ao seu texto. Estas orientações são importantes para que o seu texto seja lido!

A. Os títulos devem conter entre 50 a 65 caracteres.

Fora dessa medida, os algoritmos de sites de busca como o “google” e outras redes sociais costumam ignorá-los.

B. Dentro do site, costumamos aceitar o seu título, a forma como você quer introduzir o seu texto (desde que ele esteja na medida acima)

C. Podemos alterar os títulos enviados para a publicação nas redes sociais:

O título serve como chamada para o leitor, logo, não é por acharmos que o seu título está ruim que podemos alterá-lo, mas pelo fato dele estar em um outro contexto. Se no site o seu título é importante para dar o tom do texto que vem logo a seguir, nas redes sociais ele é um convite para o clique. Nesse trabalho, nós aceitamos dicas, mas assumimos a responsabilidade de buscar o melhor convite, já que estamos de olho em que os seguidores de nossas páginas mais costumam buscar!

Se você quer entender mais sobre títulos e buscas, este é um bom link:

SUBTÍTULOS

Os subtítulos seguem o mesmo esquema dos títulos: Possuem uma métrica que é pedida pelos site de buscas e são chamadas em redes sociais.

A. Subtítulos devem possuir de 60 a 80 caracteres.
B. A confecção é opcional. Nós podemos fazê-lo após a leitura do seu texto.
C. O subtítulo é o meio campo entre seu título e o restante do texto. Nas redes sociais será uma extensão do convite que o título fez. Por isso, caso você o faça, capriche! Ele, com certeza, poderá trazer leitores novos ao seu conteúdo.

CONTEÚDO

O conteúdo é a nossa meta. Queremos, através dele, construir boas relações com o público. Você utilizará deste espaço para divulgar conhecimento, compartilhar ajuda, transformar vida de pessoas. Pense que um bom texto pode, como escritor,  te render espaço não só no nosso site, mas em outros meios profissionais. Você pode usá-los como portefólio daquilo que sabe e que pode auxiliar seus leitores!

A. Textos de 500 a 2000 palavras! Este é um tamanho ideal para o tipo de publicações que fazemos na internet. Claro, não adianta fazer um texto de 2000 falando coisas que poderiam ser ditas em 1000. Ou em 400 palavras. É preciso que o seu conteúdo seja introduzido, abordado e concluído dentro desse espaço.

B. Acima de 2000 palavras! Sabemos que em Psicologia um tema precisa de espaço para desenvolver-se. Imagine um Freud blogueiro? Ele teria que dividir suas postagens em várias. É possível fazer um texto com mais de 2000 palavras e ser lido? É sim. Mas, você vai precisar oferecer conteúdo relevante neste espaço. Acima de 2000 palavras apenas se for importante ser acima de 2000 palavras. Do contrário, é melhor dividir o seu texto em 2 ou 3. Lembre-se que o leitor na internet comporta-se diferente de outros leitores, ele possui um limite de tempo para leitura por dia. Dividir os textos não irá deixá-lo com a sensação de não ter tempo para os seus escritos!

C. A pauta! Saber a hora e o lugar de falar de determinado assunto é uma habilidade treinada em psicoterapia. Aqui, precisaremos dela. Então, esteja ligado no seu redor, nas coisas que estão falando e escolha temas que se comuniquem com o dia a dia. Torne o seu texto parte do assunto das conversas e ele será lido! Assim introduziremos melhor a psicologia na rotina das pessoas.

D. Linguagem. Imagine-se formado em Gastronomia num site especializado em Astronomia feito para astrônomos! Provavelmente você não entenderia muita coisa. Aqui, precisamos de linguagem que seja acessível a quem não é da sua área. Quando não for possível, você pode fornecer um glossário das palavras mais técnicas ao final do texto. Você está falando com pessoas da sua área, mas também com gente que nunca esteve numa aula de psicologia. Então, seja acessível. Um dia alguém te explicou essa terminologia e por isso ele se tornou importante na sua vida. É a sua vez de fazer isso por alguém.

Imagens e Regularidade

As imagens serão selecionadas por nós na editoria do site por conta dos direitos autorais que precisamos respeitar. Mas, se você tiver alguma objeção em alguma das nossas seleções de imagens, pode nos contatar que estamos abertos ao diálogo. =]

Um texto enviado por semana é o ideal. Mas, caso não seja possível, pedimos que envie um texto a cada 15 dias. Necessitamos dessa regularidade para criarmos o hábito de leitura do nosso material em nosso público (e o hábito de escrita em nosso autor). Claro que qualquer dificuldade em alguma época pode e deve ser conversada conosco!

Envio

Pedimos que nos envie o texto dentro das seguinte configurações para o e-mail psicologiasdobrasil@gmail.com

Título: de 50 a 65 caracteres.
Subtítulo (opcional): de 60 a 85 caracteres.
Conteúdo: de 500 a 2000 palavras é o ideal. Menos de 500 palavras e acima de 2000, iremos analisá-los e, se é possível, postá-lo. Caso não seja, conversaremos contigo para uma adaptação.

Envie os textos no anexo do e-mail em formato de doc ou text. Ou caso queira nos envie um link de alguma postagem sua e ainda também pode ser um arquivo no Google Docs.

Divulgue-se, contribua, espalhe.

Faça do Psicologias do Brasil um espaço para divulgar o seu trabalho, contribuindo com a vida de outras pessoas e espalhando bons conhecimentos sobre essa ciência cada vez mais necessária ao dia a dia.
Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme impactante disponível na Netflix traz Matthew McConaughey em uma de suas melhores atuações

Este drama criminal baseado em uma história real é um daqueles bons filmes que ficam…

2 horas ago

Gracyanne Barbosa desabafa sobre saúde mental após separação: “Preciso me curar”

A influenciadora fitness também explicou por que parou de seguir Belo nas redes sociais.

3 horas ago

“Não morram, eu vou voltar”: Garotinho salva os pais de um devastador tornado

Branson, um menino de apenas 9 anos, heroicamente salvou seus pais de um terrível tornado…

1 dia ago

Mulher dá à luz em restaurante de frutos do mar e nome de bebê causa surpresa

Alyse estava com 37 semanas quando sua bolsa amniótica se rompeu durante uma refeição em…

1 dia ago

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

3 dias ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

3 dias ago