Ao identificar um conflito emocional no paciente em terapia, percebemos que O PASSADO ESTÁ VIVO NO PRESENTE, ou seja, que existem emoções “presas”, traumas revividos e repetições que buscam satisfações não realizadas devidamente e provocam sintomas e mal estar.
Mas, O FUTURO ESTÁ VIVO NO PRESENTE também, pois o futuro nada mais é do que algo que estamos criando no presente, uma ideia em nossa mente, um desejo do que está por vir…

Logo, o FUTURO assim como o PASSADO é uma fantasia que molda nosso PRESENTE.

Vejamos, por exemplo, quem deixou de fazer certas coisas após ser vítima ou testemunha de acontecimentos que causaram estresse pós traumático (acidente, assalto, sequestro, abusos, etc.) Ou, quem viu seu futuro mudar ao viver determinadas situações, tais como: sofrer uma perda significativa, conhecer um novo amor, ter um filho, passar no vestibular em uma cidade distante, ganhar um prêmio milionário, etc.

Diante disso, podemos pensar que “O PASSADO E O FUTURO MUDAM TODO DIA”, sendo que a medida que recordamos os fatos do passado que nos perturbam durante a psicoterapia podemos reavaliá-los e dar a eles um novo significado, do mesmo jeito que podemos aspirar novas conquistas e sonhar novos sonhos para o futuro.

Para desconstruir o passado e construir o futuro é necessário DEFINIRMOS RESPONSABILIDADES: o que depende ou dependia de nós fazer e nos comprometermos em fazê-lo; também em reconhecer o que não depende ou não dependia de nós resolver, eximindo nossa culpa indevida.

Nesse sentido quando nos culpamos pelo passado, nos castigamos, sentindo-nos merecedores de punições. Diferente disso, somente quando realmente assumimos a nossa responsabilidade por nossos problemas e por nossos desejos é que podemos mudar o nosso futuro. Pense nisso!

Aproveito para agradecer a todos que curtem a minha página pela participação em 2015 e renovar nosso elo para 2016. OBRIGADA e FELIZ ANO NOVO!!!

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

A produção que parece filme: Anthony Hopkins estrela épico de gladiadores que já está no Brasil

Você ainda não viu nada igual: Anthony Hopkins em série de gladiadores com escala de…

1 dia ago

Você usa sal rosa? Anvisa identifica falha grave em sal do Himalaia — veja os lotes proibidos

Investigação da Anvisa derruba venda de sal do Himalaia moído — saiba se o seu…

1 dia ago

Após perder 75kg, Thaís Carla surge irreconhecível e chama atenção no Baile de Halloween da Sephora

“Nem parece a mesma!” — Thaís Carla surpreende com transformação após perder 75kg

1 dia ago

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

3 dias ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

1 semana ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

1 semana ago