Ao identificar um conflito emocional no paciente em terapia, percebemos que O PASSADO ESTÁ VIVO NO PRESENTE, ou seja, que existem emoções “presas”, traumas revividos e repetições que buscam satisfações não realizadas devidamente e provocam sintomas e mal estar.
Mas, O FUTURO ESTÁ VIVO NO PRESENTE também, pois o futuro nada mais é do que algo que estamos criando no presente, uma ideia em nossa mente, um desejo do que está por vir…

Logo, o FUTURO assim como o PASSADO é uma fantasia que molda nosso PRESENTE.

Vejamos, por exemplo, quem deixou de fazer certas coisas após ser vítima ou testemunha de acontecimentos que causaram estresse pós traumático (acidente, assalto, sequestro, abusos, etc.) Ou, quem viu seu futuro mudar ao viver determinadas situações, tais como: sofrer uma perda significativa, conhecer um novo amor, ter um filho, passar no vestibular em uma cidade distante, ganhar um prêmio milionário, etc.

Diante disso, podemos pensar que “O PASSADO E O FUTURO MUDAM TODO DIA”, sendo que a medida que recordamos os fatos do passado que nos perturbam durante a psicoterapia podemos reavaliá-los e dar a eles um novo significado, do mesmo jeito que podemos aspirar novas conquistas e sonhar novos sonhos para o futuro.

Para desconstruir o passado e construir o futuro é necessário DEFINIRMOS RESPONSABILIDADES: o que depende ou dependia de nós fazer e nos comprometermos em fazê-lo; também em reconhecer o que não depende ou não dependia de nós resolver, eximindo nossa culpa indevida.

Nesse sentido quando nos culpamos pelo passado, nos castigamos, sentindo-nos merecedores de punições. Diferente disso, somente quando realmente assumimos a nossa responsabilidade por nossos problemas e por nossos desejos é que podemos mudar o nosso futuro. Pense nisso!

Aproveito para agradecer a todos que curtem a minha página pela participação em 2015 e renovar nosso elo para 2016. OBRIGADA e FELIZ ANO NOVO!!!

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

4 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

4 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

4 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago