Pensar em qualidade de vida, é refletir sobre como conduzimos nossa vida. Pensar em qualidade de vida no ambiente organizacional é repensar sobre como podemos promover saúde para o ambiente de trabalho. O tema qualidade de vida no trabalho surgiu na literatura nas últimas três décadas, e foi com a mobilização sindical e com a conscientização dos trabalhadores que ela foi vista por vários pesquisadores, que se preocupavam em investigar os fatores que afetavam a produtividade e por consequência a satisfação do trabalhador para como o seu ambiente de trabalho.

Naquela época surgiu a escola de Administração Cientifica proposta por Taylor e o trabalhador ainda era visto como uma “engrenagem”, o pensamento de que o trabalhador era um empregado e que seu “patrão” estava apenas te ofertando um favor era estabelecido. O trabalhador não era visto como peça chave na organização, mas sim como uma máquina que deveria produzir em larga escala. Não demorou e as reações negativas deste pensamento foram surgindo gerando absenteísmo, greves e sabotagens por parte dos trabalhadores.

Foi por meio do psicólogo Elton Mayo que desenvolveu experimentos na fábrica Hawthorne em Chicago, que foi evidenciado que o rendimento do trabalho não dependia apenas do indivíduo isoladamente, mas do grupo de que fazia parte, permanecendo motivado pelo conforto material e por necessidades sociais e psicológicas.

Outros pesquisadores deram suas contribuições como Maslow, Herzberg e McGregor, colocando o que nos motiva para levantar todos os dias e trabalhar. As necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização foram identificadas por Maslow. A satisfação com o trabalho, o reconhecimento, a possibilidade de crescimento profissional e o ambiente de trabalho foram identificados por Herzberg. Já McGregor criou a teoria da motivação dividindo-a em dois grupos, Teoria X na qual fazem parte dela as pessoas que preferem ser dirigidas não se interessando pelas responsabilidades e se apegando a segurança, e a Teoria Y o oposto da teoria x, na qual acredita-se que o homem pode dirigir-se a si mesmo e ser criativo no trabalho.

Várias teorias e experimentos que demonstram muito o que vivemos no ambiente organizacional. Foi a partir dos anos 70 que o trabalho foi visto como enobrecedor, porem foi nos anos 80 que ele foi visto como abdicação do lazer e dito por muitos como um “mal necessário”. A qualidade de vida no trabalho hoje é vista como a qualidade de percepção, ou seja, é aquilo que cada colaborador acredita ser, se o mesmo traz bem-estar social, psicológico, fisiológico, econômico e político.

Para que a qualidade de vida no trabalho se faça pertinente no âmbito organizacional é necessário que o empreendedor conheça a realidade de trabalho de cada colaborador, suas funções e como são exercidas. Quem pode colaborar com este trabalho são os próprios colaboradores exercendo a voz ativa em reuniões de trabalho e propondo intervenções que possam colaborar para o clima organizacional, já que cada colaborador sabe o ponto fraco do seu trabalho e o que deve ser melhorado.

Com a qualidade de vida no trabalho pode-se crer em um trabalho dignificante, saudável e que possa proporcionar realização profissional. Com ela podemos dizer que amamos nosso trabalho e evitamos assim o adoecimento físico ou psicológico. Entretanto caso as relações humanas e a comunicação venham a faltar a qualidade de vida no trabalho não se estabelece. Portanto a conscientização desta ferramenta se faz pertinente caso o amor pelo trabalho queira prevalecer.

Referências Bibliográficas

CARDOSO, Wilma Lucia Castro. Qualidade de Vida No Trabalho: uma articulação indispensável. In: GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães et al. Série Saúde Mental e Trabalho. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. Cap. 5. p. 73-94.

Gabriela Cecarechi

Gabriela Cecarechi é Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Coach.

Recent Posts

Ana Maria Braga fala sobre sua única ida ao psiquiatra: ‘Não paguei a consulta’

"Não paguei a consulta, fui embora e nunca mais voltei em psiquiatra nenhum. Que falta…

15 horas ago

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

16 horas ago

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

3 dias ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

3 dias ago

‘Uma pedra de gelo tem mais sentimento’, diz avó sobre neta envolvida na morte dos pais e do irmão

A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…

3 dias ago

Caso Tio Paulo: Justiça concede liberdade a mulher que foi presa após levar idoso morto ao banco

Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…

3 dias ago