Tem sido difícil lidar sozinho com seus problemas, angústias ou incertezas, não é mesmo? Mas saiba que não precisa ser assim. A terapia pode te ajudar a colocar para fora tudo o que te sufoca, te ajudar a oferecer caminhos para entender sua própria história, além de te dar alicerces para lidar com os seus problemas e com as outras o pessoas. Mas se só estes motivos não são o suficiente para te convencer, conheça outros benefícios que a terapia pode trazer para a sua vida!
Se colocar diante de alguém e poder contar tudo o que está acontecendo na sua vida – seus medos, problemas, dúvidas, etc – , sem medo de ser julgado como egocêntrico, já é um alívio e tanto, não acha? Certamente você vai sair mais leve da terapia. Ou, pelo menos, vai começar a repensar sua vida.
A terapia pode ser o seu momento de autocuidado, em que nada mais importa, só você. Quantas vezes você já se dedicou assim a si mesmo? Seja 30 minutos ou 1h, o tempo é seu e você usa como quiser: pode simplesmente contar detalhes do seu dia ou desabafar sobre algum problema que esteja passando. Com a correria da rotina, quantas vezes paramos para fazer algo 100% dedicado para nós? Pois é, a terapia é o momento para você falar apenas de você – ou sobre o que quiser.
Na terapia, o profissional formado em Psicologia é treinado para te ouvir e ajudar, nunca para julgar suas atitudes. Então você pode ser você mesmo, sem medo de olhares de julgamento. É importante também liberar suas emoções: sentir raiva, comemorar algo e, principalmente, chorar sem precisar pedir “desculpas”.
Terapia faz com que você se conheça melhor: o que é ou não aceitável na sua vida, suas origens, suas qualidades, seus defeitos, suas capacidades e muitas outras coisas. Tudo isso ajuda a lidar com os problemas ao seu redor e autoconhecimento é algo poderoso. Com ele, podemos alcançar melhor nossas metas e desejos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Purebreak.
Foto destacada: © Getty Images.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…