Tem sido difícil lidar sozinho com seus problemas, angústias ou incertezas, não é mesmo? Mas saiba que não precisa ser assim. A terapia pode te ajudar a colocar para fora tudo o que te sufoca, te ajudar a oferecer caminhos para entender sua própria história, além de te dar alicerces para lidar com os seus problemas e com as outras o pessoas. Mas se só estes motivos não são o suficiente para te convencer, conheça outros benefícios que a terapia pode trazer para a sua vida!

A terapia te deixa mais leve

Se colocar diante de alguém e poder contar tudo o que está acontecendo na sua vida – seus medos, problemas, dúvidas, etc – , sem medo de ser julgado como egocêntrico, já é um alívio e tanto, não acha? Certamente você vai sair mais leve da terapia. Ou, pelo menos, vai começar a repensar sua vida.

Será um momento só seu

A terapia pode ser o seu momento de autocuidado, em que nada mais importa, só você. Quantas vezes você já se dedicou assim a si mesmo? Seja 30 minutos ou 1h, o tempo é seu e você usa como quiser: pode simplesmente contar detalhes do seu dia ou desabafar sobre algum problema que esteja passando. Com a correria da rotina, quantas vezes paramos para fazer algo 100% dedicado para nós? Pois é, a terapia é o momento para você falar apenas de você – ou sobre o que quiser.

Na terapia não há espaço para julgamentos

Na terapia, o profissional formado em Psicologia é treinado para te ouvir e ajudar, nunca para julgar suas atitudes. Então você pode ser você mesmo, sem medo de olhares de julgamento. É importante também liberar suas emoções: sentir raiva, comemorar algo e, principalmente, chorar sem precisar pedir “desculpas”.

Autoconhecimento é tudo!

Terapia faz com que você se conheça melhor: o que é ou não aceitável na sua vida, suas origens, suas qualidades, seus defeitos, suas capacidades e muitas outras coisas. Tudo isso ajuda a lidar com os problemas ao seu redor e autoconhecimento é algo poderoso. Com ele, podemos alcançar melhor nossas metas e desejos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Purebreak.
Foto destacada: © Getty Images.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.