Por Edson De Paula

Elogiar é saber dar uma resposta para um determinado comportamento positivo, uma maneira assertiva de reforçar as qualidades que as pessoas possuem. Este reforço quando formulado da maneira correta possibilita a continuidade de um bom comportamento, porque ele é encarado como uma recompensa, um reconhecimento.

Quando uma empresa valoriza a transparência nas relações interpessoais e não inibe manifestações construtivas do seu casting de colaboradores, a tendência é um aumento do elo de confiança recíproca  entre estes profissionais e uma melhoria expressiva do clima organizacional.

Quando existe reciprocidade e confiança para dar e receber feedbacks, as pessoas falam de uma maneira assertiva aquilo que sentem e, desta forma, se constrói um clima de confiança mútua.

No ambiente de trabalho esse tipo de atitude – o ato de saber elogiar – precisa ser iniciado pelo alto escalão diretivo e, a partir do exemplo desta liderança, as pessoas vão se contagiando e tomando isso como modelo de referência para o seu comportamento.

Com o tempo, este comportamento passa a ser inserido na cultura organizacional da empresa e, consequentemente, as relações são mais positivas e as decisões, participativas. Essa relação recíproca, de elogiar e ser elogiado, é uma questão de maturidade emocional e isso vale tanto para as relações pessoais quanto para as profissionais.

O ato de elogiar alguém auxilia o reforço de uma relação, não só para aquele que elogia, mas também para aqueles que ouvem o elogio.

Todo elogio deve conter em si a apreciação pelos esforços e contribuições dos seus liderados, promovendo o reconhecimento real e sincero, auxiliando a moldar futuras expectativas daqueles que trabalham no ambiente para também obterem este merecimento.

Cabe ressaltar aqui que um elogio deve ser feito de forma autêntica e transmitido com muito cuidado pelo líder, pois todos nós percebemos quando um elogio é dado de forma artificial, quando soa falso.

O elogio, portanto, deve ser sincero e real, não basta para um líder apenas dizer ao seu liderado “Obrigado!”, “Excelente trabalho”, “Estamos juntos!”, é preciso saber elogiar com gratidão e reconhecimento.

Um elogio deve aproximar e jamais distanciar, o bom líder precisa tomar cuidado para não exagerar na dose de como elogiar um liderado, pois poderá constranger aquele que está recebendo o elogio diante dos demais.

O elogio pode também ser dado de maneira particular ou pública, isso não importa, o que importa é a intenção do ato de elogiar. De preferência, faça o elogio público, pois é uma maneira de estender o aprendizado do elogio a todos que estão ouvindo.

Inicialmente, é preciso começar agradecendo, então agradeça dizendo o nome do colaborador e, em seguida, especifique o motivo deste reconhecimento, descrevendo o que e como foi feito para se merecer o elogio, isso reforça o aprendizado para os demais integrantes da equipe e serve como um modelo, um parâmetro a ser seguido.

Seja honesto ao dar o elogio, o seu liderado deve saber exatamento o porquê você aprecia e reconhece seu trabalho, também é importante que o líder diga o que realmente sentiu pelo ato, tarefa ou comportamento que está elogiando, dizer que se sentiu honrado, que respeita e valoriza esta conduta dentro da equipe.

Não há prazos para se elogiar, elogie sempre que houver um bom motivo, pois o ato de elogiar não custa nada: é um pequeno esforço com um resultado enorme. Lembre-se: saber elogiar é fazer a pessoa que está recebendo o elogio se imaginar diante de um espelho olhando para si com admiração e apreço.

Conheça todo o meu trabalho em

Fb.com/institutoedsondepaula

www.institutoedsondepaula.com.br

www.edsondepaula.com.br

Se quiser falar com minha equipe em meu escritório ligue para 19 3444 3767.

Eu te desejo Sucesso! Excelência!

Edson De Paula -Master Coach, Palestrante e Escritor

Edson De Paula

Formado em Comunicação Social, MBA em Marketing Estratégico e pós-graduado em Psicologia Organizacional e Transpessoal, Edson De Paula possui em seu currículo uma vasta experiência em treinamentos corporativos, sendo um especialista em Coaching Comportamental, Comunicação e Liderança. Como Palestrante e Treinador Comportamental tem sido presença marcante em eventos para líderes e equipes de empresas nacionais e multinacionais como Grupo Pão de Açúcar, Ajinomoto, Bosch, Vale, Café do Ponto, Thomson Reuters, Camargo Corrêa, Wizard, Nike, Odebrecht, Rede Globo, Massey Ferguson, Vivo, entre outras.​

Recent Posts

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

52 minutos ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

4 dias ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

4 dias ago

Você sabe o que ela ganha? Comissária de Dubai abre salário e benefícios inacreditáveis de companhia aérea

Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…

5 dias ago

“Eu odiava feministas — até entender por quê”: a reviravolta de Cíntia Chagas emociona e divide opiniões

Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento

5 dias ago

Procuro psicóloga com experiência e preço justo em Socorro e região: Josie Conti

Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…

5 dias ago