Por que meu filho não pode dormir no meu quarto? Essa é a pergunta que muitos pais fazem, pois querem manter o filho por perto o maior tempo que puderem.

Sei que você muitas vezes passa a maior parte do seu dia trabalhando justamente para dar à sua família uma vida mais tranquila financeiramente, e por isso, o pouco tempo que tem em casa, quer ficar com o seu lindo filho por mais tempo do seu lado.

Não quero dizer que você não deva levar o seu filho para a sua cama, dormir um pouco com ele, nada disso! A questão é que, por comodidade também, muitas vezes é melhor deixar o filho dormir na sua cama e até mesmo no berço ali ao lado. E sabe de uma coisa?  Isso não é tão legal assim.

O que acontece é que, o quarto do casal é o local de intimidade. Por mais que você não mantenha relações sexuais quando o filho está no quarto, o ambiente por si só, já está carregado dessa energia íntima, afinal, o casal quando está junto no quarto troca carícias, beijos e abraços além de gerar um clima propício. E sabe de mais uma coisa? A criança capta.

Mesmo que a criança esteja dormindo, o cérebro dela “não desliga”, afinal, é um dos órgãos responsáveis por manter-nos vivos. Ele que nos faz acordarmos diante de um barulho e/ou qualquer outro estímulo externo.

Já ouvi relatos de casais dizendo que o filho está dormindo, não vai perceber (a relação sexual). É aí que eu lhe digo que você está enganado. Como já foi dito, o cérebro “não desliga”, ele capta sons e movimentos. Então você acha realmente que seu filho não sente?

Outra questão é que, quando você não leva seu filho para o quarto dele, cria uma criança dependente. Existem casos e casos, mas na maioria deles, a criança que não tem nem a própria independência na hora de dormir, terá quando? E é aí que eu lhe pergunto: O seu filho depende tanto assim de você, ou você que depende dele ao ponto de não deixa-lo dormir em outro cômodo? E um pouco mais além, existe algum motivo de você deixar o seu filho em seu quarto?

 

A criança dormir no quarto dos pais é um assunto muito sério e muito comum hoje nas nossas famílias brasileiras. Seja por comodismo dos pais, dificuldade em colocar a criança em seu próprio lugar ou ansiedade de separação entre pais e filhos; a criança ter o seu cantinho é imprescindível para o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.

Seu filho precisa sair do seu quarto porque lá é o SEU lugar de intimidade. Se você não tem um companheiro (a) lá ainda é SEU lugar de intimidade. E o quarto do seu filho é o lugar DELE para o crescimento e desenvolvimento DELE.

Geysianne Marquezólo

Psicóloga Esp.CRP14/ 05130-9 Docente na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó- FETAC Psicologia Forense. Psicóloga Clínica Telefones: (67) 9926-7723 / (67) 8454-9565 Comercial: (67) 3463-1568

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

6 horas ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

6 horas ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

7 horas ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

1 dia ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

2 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

2 dias ago