Segurar as mãos não é só um simples gesto de carinho, segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado em Boulder (Estados Unidos) também possui um efeito analgésico. Os cientistas chegaram a conclusão de que se uma pessoa sente dor e tem sua mão segurada por outra, seu mal estar diminui. É produzida uma conexão entre quem sofre dor e o observador que provoca uma sincronização de respiração, ritmo cardíaco e ondas cerebrais. Este “efeito calmante”, devido a “sincronização interpessoal”, se explica graças a capacidade empática que temos diante do sofrimento alheio.
Os autores do estudo também destacaram a importância do contato físico – pele com pele- como efeito analgésico e como método empregado em processos terapêuticos.
O próprio autor do estudo, Pavel Goldstein, do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Afetiva, se interessou pelo tema quando sua mulher lhe pediu para segurar sua mão a cada vez que sofria uma contração do trabalho de parto de sua filha.
Para provar este efeito benéfico, Goldstein e sua equipe recrutaram 22 casais – entre 23 e 32 anos -, com um ano de relação, cuja atividade cerebral foi analisada mediante uma eletroencefalografia. Primeiro forma observados enquanto permaneciam no mesmo lugar sem se tocarem, depois de mãos dadas e por último, em quartos separados.
Os resultados revelaram que a sincronização das ondas cerebrais associadas a capacidade de atenção, foi produzida pelo simples fato de estarem juntos no mesmo lugar, e mais ainda, se intensificava diante do contato físico. Assim, concluíram que quanto maior era a empatia do casal, maior era sincronização e o alívio da dor.
Ainda assim, isto não é uma prova definitiva, mas os cientistas asseguram que este estudo pode abrir as porta para pesquisas sobre como o contato físico nos ajuda a nos sentirmos mais compreendidos e que, por sua vez, pode provocar que segreguemos certas substâncias em nosso cérebro que possuem efeito analgésico. Por este motivo e pelos tantos ainda não descobertos efeitos positivos, não exite em agarrar a mão de uma pessoa querida.
Este é um texto traduzido e adaptado do jornal argentino Clarín
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…