Se você está em processo de separação e divórcio, que tal refletir sobre a possibilidade do auxílio de um profissional da saúde mental, neste momento delicado para ajudar a mediar os conflitos emocionais existentes.
No histórico do processo de mediação de divórcio, começou com acompanhamento de profissionais da área da saúde mental; como psicólogos, psiquiatras e terapeutas,esta atuação é mais praticada e conhecida no contexto de tribunais e principalmente no papel do profissional jurídico e advocatício.
Neste texto, pretendo apontar o papel do psicólogo que atua num processo de mediação e que não necessariamente acontece dentro dos tribunais, o psicólogo age em trabalho especifico com o casal ou a família.
De acordo com a autora Serpa (1999), a mediação não é tratamento, não conta com nenhum tipo de diagnóstico, a mediação de divórcio e separação precisa ser compreendida como um processo, com objetivos definidos, que comportam serviços indicados para ajudar cônjuges, em fase de separação e divórcio. No entanto, a mediação acontece com o casal que obtiverem o conflito entre duas partes e que, sobretudo, tenham crianças envolvidas.
Basearei os objetivos especificamente ao psicólogo.Essencialmente buscar uma melhor comunicação entre o casal e mostrar possibilidades de acordos e alternativas para resoluções do conflito estabelecido.
Durante o processo de mediação, o casal e a criança, ou as crianças, passam por uma avalanche de sentimentos que podem influenciar e determinar o poder de negociação, tanto no aspecto de aceleração do processo, para aliviar a ansiedade, quanto à necessidade de livrar das pressões psicológicas.
Em busca de apascentar sentimentos, o ideal é que o casal procure um psicólogo para mediar a comunicação, assim sendo, o psicólogo não está apenas em processos litigiosos, que no meu pensar traz muitos conflitos emocionais para os casais e para as crianças, está também, para amenizar o impacto que esta situação si, traz envolvendo toda a família.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…