Grande parte das pessoas já vivenciou ou vivenciará um evento potencialmente traumático ao longo da vida. Porém, cada uma processa o evento estressante de um modo particular, o caracterizando ou não como trauma. A capacidade psicológica do indivíduo de superar obstáculos, lidar com problemas e situações traumáticas, é chamada resiliência. Mas quais os fatores fundamentais para o desenvolvimento deste enfrentamento positivo sem danos profundos à saúde psíquica?
Pessoas que possuem um sistema familiar fragmentado e com rompimentos são mais susceptíveis ao aumento da ansiedade em momentos de crise, encontrando dificuldades para adaptar-se, manifestando grande incidência de patologias e problemas. Uma melhora na qualidade e frequência das relações é positiva na diminuição da ansiedade permitindo que os membros se sintam motivados, movendo-se gradualmente para uma maior capacidade de adaptação e superação.
Outros fatores determinantes de efeitos psicológicos satisfatórios ou não, após episódios traumáticos, são os diálogos internos. A auto piedade, vitimização e desamparo são diálogos internos que enfatizam emoções negativas em relação à memória traumática, o que tende a acentuar o sofrimento. Os diálogos internos focados no presente, a fim de modifica-lo positivamente, e pensamentos de enfrentamento impulsionam a pessoa a superar mais facilmente o trauma psicológico.
A psicoterapia pode auxiliar na ressignificação da memória traumática, atribuindo novos sentidos e reconstruindo a relação do indivíduo com o evento. É possível crescer e aprender a partir de experiências tanto positivas quanto negativas e, assim, desenvolver a capacidade de lidar com as adversidades inerentes à existência, melhorando a qualidade de vida.
PERES, J., MERCANTE, J. e Nasello, A. Promovendo resiliência em vítimas de trauma psicológico. São Paulo: Revista de Psiquiatria RS, 2005
BOWEN, M. De la família al individuo. Paidos, 1998.
Fisiculturista russo Nikita Tkachuk morre aos 35 anos após falência múltipla de órgãos causada pelo…
Descubra sinais sutis de narcisismo que podem passar despercebidos no dia a dia e saiba…
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…
Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…
Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…