Sonhar acordado pode ser bom às vezes: a prática pode fazer com que o tempo passe mais rápido e ajudar o sonhador treinar como se portará em algumas situações que o deixam ansioso.
Isso quando ela ocorre de forma construtiva, afinal, a prática de sonhar acordado não possui a reputação de ser perda de tempo por nada. Para que ela seja positiva, é necessário que o sujeito esteja ciente de seus devaneios e que os redirecione para que sejam mais produtivos — desde planejar qual presente de aniversário pretende comprar para um amigo até encenar mentalmente como você fará aquela apresentação na faculdade. “A rede da imaginação pode interagir com a de atenção no cérebro para tornar a prática de sonhar acordado mais focada e produtiva”, explicou o psicólogo Scott Barry Kaufman em entrevista ao Science of Us.
Uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Psychology em 2013 mostra que a prática, quando praticada de forma construtiva, pode ajudar na transição entre diferentes correntes de informação nas nossas mentes; ter uma pausa que aumenta a produtividade; no planejamento do futuro; e até mesmo dar uma avalancada na criatividade.
Outro estudo também aponta para os benefícios da prática e acrescenta que ela pode ajudar as pessoas a consolidar suas memórias e ajudá-las a tomar decisões mais inteligentes, já que podem pensar um pouco mais sobre elas em vez de agirem pelo impulso.
E para quem quiser tentar, Kaufman deixa a dica: meditação pode ser o primeiro passo para começar a entender quais tipos de pensamentos são construtivos e podem ser positivos para quem gosta de sonhar acordado.
Imagem de capa: Shutterstock/Sergey Nivens
TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU
A Copa Sul-Americana foi criada em 2002, passando por muitos formatos até chegar ao atual.…
Com bilhões de buscas por dia, o Google revela o que realmente tira o sono…
"Coçar os olhos pode causar danos permanentes, alertam especialistas"
Imagem de daha3131053 por pixabay.com Quem trabalha por conta própria, gerencia um pequeno negócio ou…
Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science revela que pode haver uma maneira…
Descubra por que o mercado brasileiro de jogos virtuais é tão popular, como ele está…