Masked woman expressing different emotions
De acordo com um estudo publicado recentemente no Journal of Personality and Social Psychology, uma personalidade é considerada saudável quando os traços psicológicos de um indivíduo o conduzem a uma vida mais feliz. Entre as principais características que definem essa personalidade estão boa autoestima, enxergar-se positivamente, ser otimista e apresentar capacidade de autocontrole.
Os resultados dos estudo também trouxeram à tona uma revelação surpreendente: pessoas com personalidade saudável podem demonstrar atributos de psicopatia e narcisismo — como ser autossuficiente e não se estressar facilmente — ao mesmo tempo em que apresentam características completamente opostas a esses transtornos, como menor propensão a explorar outras pessoas e menor predisposição à agressividade.
Ainda de acordo com os resultados do estudo, os principais traços de uma personalidade — seja “boa” ou “ruim” — ainda ajudam a prever diversos outros aspectos da vida, como saúde, desempenho acadêmico e profissional, autoestima e qualidade dos relacionamentos.
As descobertas foram feitas com base no “Big Five”, que são os cinco principais traços da personalidade: extroversão, estar aberto a experiências, amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo (tendência a experimentar emoções negativas).
O estudo
A pesquisa, conduzida pela equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, envolveu 3.000 participantes que responderam a um questionário psicológico criado pela equipe para definir os principais traços de suas personalidades. Para especialistas e estudantes que participaram da primeira fase, os voluntários teriam uma personalidade saudável se as pontuações fossem mais altas em traços de extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade. Já os mais baixos deveriam ser obtidos no quesito neuroticismo.
“O perfil gerado por especialistas sugeriu que indivíduos psicologicamente saudáveis têm pontuações particularmente altas em abertura a sentimentos, amabilidade, emoções positivas, franqueza e competência. As baixas pontuações viriam em hostilidade, depressividade e vulnerabilidade”, explicou Wiebke Bleidorn, principal autor do estudo, em nota.
Os resultados
A primeira observação feita pelos pesquisadores é de que indivíduos com personalidade saudável são mais bem ajustados na vida, ou seja, sabem lidar com as adversidades. Os traços que mais se destacaram foram boa percepção, otimismo, autoestima elevada e aversão à agressividade e comportamentos antissociais. Os participantes que se adequaram a essa categoria ainda demonstraram maior capacidade de resistir à tentação e controlar o próprio comportamento, além de saberem manter o foco nas tarefas que precisam executar.
Uma descoberta que chamou atenção foi os participantes terem pontuado alto em características de psicopatia, como maior resistência ao stress e ousadia, ao mesmo tempo em que tiveram pontuação mais baixa em desinibição e inclinação a culpar os efeitos negativos de suas ações sobre os outros – todos fatores que caracterizam a psicopatia.
Outra surpresa foi o fato de algumas pessoas com personalidade saudável mostrarem características controversas relacionadas ao narcisismo, como grandiosidade e autossuficiência, enquanto ficaram longe de traços como tendência a explorar outras pessoas.
Segundo os pesquisadores, esses resultados apontam para evidências de que uma personalidade pode demonstrar atributos convergentes e divergentes sem deixar de ser saudável. Se você ficou curioso para saber quais são os traços que definem a sua personalidade, a equipe disponibilizou para o público o teste (em inglês) utilizado no estudo.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Veja.
Foto destacada: Reprodução.
Fisiculturista russo Nikita Tkachuk morre aos 35 anos após falência múltipla de órgãos causada pelo…
Descubra sinais sutis de narcisismo que podem passar despercebidos no dia a dia e saiba…
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…
Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…
Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…