COLABORADORES

Tenho um adolescente em casa. O que faço?

A adolescência pode se tornar um período complicado para pais e filhos. Para muitos, pode ser uma das fases mais difíceis da vida pelo fato de marcar intensas modificações corporais, hormonais e comportamentais. Esta etapa marca a transição entre a infância e a idade adulta e é nela que o indivíduo descobre sua identidade e define sua personalidade.

Não se pode definir com precisão o início e fim da adolescência, pois ela varia de pessoa para pessoa. Porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde).
É normal que nesta fase o adolescente procure se distanciar dos pais e passe a conviver um período maior com o grupo de amigos que possuem interesses em comum, pois ele está querendo testar sua independência e autonomia. Também é natural que o adolescente passe a se comportar de forma diferente, tenha flutuações de humor, se revolte contra as regras da sociedade e de casa e se torne mais arredio com os pais.
Muitas vezes, os pais não sabem como lidar com o filho adolescente e acabam tomando atitudes autoritárias, que fazem com que o filho se revolte e se afaste ainda mais do grupo familiar. Outra atitude errada é o fato dos pais não entenderem o crescimento do filho, tratando-o ainda como criança. Essa atitude também leva o adolescente a afastar-se, pois nessa fase ele não quer mais ser considerado criança.
É importante que a família tome consciência das características próprias da adolescência e compreenda que, pelo seu desenvolvimento físico, psicológico e emocional, os adolescentes necessitam de mais espaço. Também é indispensável que os pais entendam que trata-se de uma fase do desenvolvimento necessária e inevitável para que seus filhos possam se tornar verdadeiramente adultos.

Assim, é necessário que haja amizade e muito diálogo entre pais e filhos. Também deve haver muita compreensão e carinho por parte dos pais, estabelecendo com os filhos uma comunicação baseada no respeito e confiança. Pais que dialogam com os filhos são mais ouvidos por eles, o que faz com que se tornem menos rebeldes.
Sempre que possível, os pais devem elogiar e confiar no filho adolescente, para que ele adquira uma imagem positiva de si mesmo. É necessário manter distância quando o adolescente estiver mal-humorado, deixando-o tranquilo e respeitando sua intimidade.
Outra boa maneira de evitar ou reverter atitudes rebeldes é dar autonomia e responsabilidades para os filhos, inserindo-os dentro das normas de convivência familiar.
Apesar dos alardes, não é todo mundo que passa por essa fase difícil. Enquanto alguns sofrem profundas transformações, há também aqueles que enfrentam as mudanças de maneira mais calma. No entanto, se os pais perceberem que seu filho está passando por mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um psicólogo. A psicoterapia é indicada não somente para o adolescente, como também para os pais que enfrentarem dificuldades em lidar com ele.

Janaina Mariuzzi

JANAINA MARIUZZI, CRP 07/23879. Psicóloga, Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais. Funcionária pública, estatutária na Prefeitura Municipal da cidade de Sertão/RS, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Recent Posts

Mercado iGaming brasileiro é destaque no quesito investimento

O mercado de iGaming no Brasil cresce em uma velocidade surpreendente no seu primeiro ano…

1 dia ago

O que realmente acontece quando um passageiro morre durante um cruzeiro internacional no mar

Navios de cruzeiro funcionam como pequenas cidades: têm equipe médica, procedimentos claros e uma logística…

2 dias ago

Relação com 16 anos de diferença marca novo e polêmico filme de Anne Hathaway no streaming – veja o trailer

Em vez de apostar no clichê do “amor perfeito”, Uma Ideia de Você coloca no…

2 dias ago

Por que as baleias azuis estão ficando em silêncio e o que isso tem a ver com o futuro da humanidade

Quando o maior animal do planeta passa a cantar menos, algo saiu do eixo. Microfones…

2 dias ago

Você não vai acreditar por quanto as ‘canetas emagrecedoras’ agora estão sendo vendidas no Brasil

As chamadas “canetas emagrecedoras” acabam de ganhar uma versão 100% produzida no Brasil e já…

3 dias ago

O caso real tão chocante que virou um dos filmes mais perturbadores da Netflix

Entre as produções inspiradas em crimes reais, poucas conseguem ser tão perturbadoras quanto “3096 Dias…

3 dias ago