COLABORADORES

Um pouco sobre a história do preconceito

Você sabia que a divisão daquilo que é considerado “normal” e “anormal / diferente” acontece devido a uma herança histórica? Sim! Infelizmente aquele que foge da “razão” e do que é considerado normal acaba sendo rotulado como Louco e excluído do meio social.
Por mais que estejam fazendo mudanças para mudar este cenário, práticas de exclusão permeiam até hoje, principalmente com os distúrbios de ordem psiquiátrica, sendo o autismo um deles.
O autor Foucault conta em seu livro “A História da Loucura”, de 1972, sobre o fenômeno da loucura desde o renascimento até atingir toda a sociedade. Aqueles que não estavam dentro da norma precisavam sair da visibilidade da sociedade, necessitavam desaparecer, pois carregavam um estigma de discriminação e exclusão. Como exemplo de pessoas excluídas naquela época, temos os leprosos, portadores de doenças venéreas, prostitutas, criminosos e loucos.
Na idade média, foram criadas instituições com o intuito de segregar pessoas que apresentassem alguma deficiência, já que nesse período isso era visto como um fenômeno espiritual. Tais instituições eram chamadas de asilos e funcionavam como os internatos e no século XVII abrigavam os excluídos da sociedade. Estes asilos foram se naturalizando e enclausurando aquelas pessoas que causavam algum incomodo ou não se enquadrava como um ser humano normal. A medicina só resolveu tratar essas pessoas segregadas no século XIX e posteriormente a outras áreas, como a psicologia.
Não só o modo de lidar com a loucura sofreu mudanças como também a maneira como ela foi afrontada pela razão. Na atualidade, apesar das várias tentativas de mudar o olhar para quem não está dentro de uma suposta “ norma” que é imposta, o conceito que ocasionou uma relação de superioridade à loucura permanece até os dias atuais.

É a sociedade que delimita as posições que cada um deve ocupar, controlando as suas experiências e as relações sociais. O homem que acaba tendo que se ajustar ao sistema, não o sistema as necessidades do homem, e com isso ocorre a exclusão daquele que se afasta do percurso esperado. É o que ocorre com os que apresentam alguma deficiência.
De acordo com o autor Canguilhem, o que foi considerado normal em alguma época pode não ser considerado normal em outra, pois o normal é construído a partir da cultura, dos costumes e dos valores. Porém, a sociedade ainda olha para as pessoas conforme suas restrições e estereótipos, desconsiderando características importantes e de grande potencialidade.
Estamos vivendo uma realidade onde aquilo que parece ser diferente do normal é visto como incapacidade e imperfeição, e por isso é importante a criação de políticas públicas com o intuito de romper os paradigmas existentes. Apesar das leis e direitos existentes, os autistas e seus familiares sofrem diversos tipos de preconceitos, e muitas vezes ele é silencioso e causado pela falta de informação e diversidade de características.É essencial refletirmos sobre a importância de uma sociedade menos preconceituosa, respeitando as diferenças e valorizando as potencialidades de todos, independentemente de ter alguma deficiência ou não.

Dúvidas, sugestões ou ajuda?
Escreva para: jeniferclongo@gmail.com Tel: (11) 98824 7963

Referências:

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura na Idade Clássica. Editora Perspectiva. São Paulo,1972.

Jenifer Longo de Carvalho

Psicóloga Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Especialista em Políticas Públicas: Tecnologias, Diversidades, Inclusão e Acessibilidade. Atualmente cursando Especialização em Tecnologias Assistivas: Técnicas Assistenciais e Práticas de Ensino. Psicóloga Clínica atendendo todas as idades e perfis, sempre buscando soluções para os problemas emocionais, afetivos, depressivos e mentais, que ocorrem no aspecto pessoal, social, conjugal, familiar e profissional. Atendimento também para questões que envolvem maternidade, transtorno do espectro autista (TEA) e globais do desenvolvimento (TGD). Tel: (19) 993420684

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

23 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

24 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago