RELACIONAMENTOS

Um quinto dos casais se separa até o primeiro ano do bebê, revela estudo

Um estudo realizado pelo ChannelMum.com — uma comunidade de pais do Reino Unidos —, e The Baby Show — um programa americano de TV —, revelou que um terço dos relacionamentos sofre sérios problemas nos meses após o nascimento do bebê e o pior, um quinto termina durante o primeiro ano.

A pesquisa, realizada com 2 mil mães e pais, constatou ainda que os rompimentos costumam acontecer aos seis meses — e um em cada três dos casais que se separaram disseram que a “completa falta de comunicação” foi o principal motivo. Metade dos casais relatou discutir com mais frequência após o nascimento do filho e um terço disse que às vezes passava cinco dias seguidos sem conversar com o outro. Além disso, três em cada dez disseram que a vida sexual diminuiu, enquanto 29% sentiram falta do carinho que compartilhavam anteriormente. Para as mulheres, uma enorme queda na confiança do corpo também teve um impacto no relacionamento, enquanto 24% dos homens se sentiram completamente ignorados quando a mãe favoreceu o bebê.

Também motivaram sepação situações em que um parceiro estava menos envolvido nos cuidados com o bebê e precisando se ajustar à nova responsabilidade. Um quinto dos pais achou a falta de sono durante os primeiros meses tão severa que os deixou incapazes de analisar o que estava acontecendo com o relacionamento deles. Um quarto dos casais encontrou muito pouco tempo um para o outro quando o bebê nasceu, e 28% disseram que quando estavam juntos, tudo o que fariam é discutir. No entanto, um quarto dos casais admitiu ter problemas com o relacionamento antes do nascimento do bebê, o que piorou após o nascimento. E o estudo mostra que mais de seis em cada 10 pais admitiram que não estavam preparados para o enorme impacto que um bebê causaria.

“Esqueça a crise dos sete anos — são seis meses de noites mal dormidas que provavelmente irão separar novos pais. Embora se presuma que um novo bebê aproxima um casal, esse nem sempre é o caso. Noites sem dormir, menos tempo para intimidade e responsabilidades adicionais podem testar até os relacionamentos mais comprometidos. Os pais já se preparam financeiramente e até refazem sua casa para um novo filho, então faz sentido proteger o bebê de seu relacionamento antes do nascimento também, afirma Siobhan Freegard, fundador do site ChannelMum.com.

“É desanimador ver tantos casais se separando nos primeiros 12 meses da paternidade — um dos momentos mais emocionantes de suas vidas. Embora seja um período maravilhoso, não há dúvida sobre isso, é estressante com a mudança nos padrões de sono, rotinas e responsabilidades e se acostumar com a existência de uma terceira pessoa que você precisa cuidar o tempo todo. O mais importante é continuar conversando, reconhecer como vocês estão se sentindo e garantir um tempo um para o outro, assim como para o bebê”, afirma Zoë Bonser, diretora de programa do The Baby Show.

COMO FUGIR DA CRISE?

De acordo com o estudo, compartilhar refeições noturnas, reservar tempo para namorar, sair com os amigos estão entre os métodos mais usados ​​para manter um relacionamento feliz. Pelo menos um em cada 10 casais até chegou a recorrer a uma separação experimental nos 12 meses após a chegada do bebê, mas depois voltou a retomar a relação mais tarde. Infelizmente, quase um quinto dos pais admitiu que não implementou nenhuma medida para proteger seu relacionamento durante os primeiros meses da paternidade. Mas 23% dos entrevistados pediram apoio a familiares e amigos, e 24% se certificaram de compartilhar o trabalho doméstico.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Crescer.
Foto destacada: Foto: Getty

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

9 hábitos que pessoas felizes após os 60 anos deixam para trás – e que você deveria adotar enquanto é jovem!

Envelhecer bem não tem a ver com caçar rugas no espelho, e sim com fazer…

6 horas ago

Qual é a idade do seu coração? Faça o teste criado por especialistas em apenas 3 minutos

Você se lembra da última vez que alguém perguntou sua idade e você respondeu sem…

6 horas ago

Condenada ao pelotão de fuzilamento, mulher faz pedido final que choca até os carcereiros

Numa cela abafada de Kerobokan, a britânica Lindsay Sandiford passou os últimos 12 anos contando…

6 horas ago

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

6 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

6 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

6 dias ago