No acesso à Faculdade de Belas Artes dos Complentes Disconcerts. Depois de passar por uma porta de metal preto cheia de pichações, existem vários blocos de armários fechados com cadeados e cobertos com todos os tipos de mensagens. A atmosfera é anárquica e nada se parece com outras estadias universitárias.
A expressão artística e ideológica dos alunos também espirra as paredes do centro. Parece que o espaço é ocupado pelos alunos. Por outro lado, dentro das salas de aula, nas aulas teóricas, os meninos assistem em silêncio e sentados em suas carteiras as típicas aulas habituais de outras faculdades.
Muito poucos sabem, mas no primeiro andar, na sala 116B, está ocorrendo uma microrrevolução. Nesta classe, a hierarquia professor-aluno não existe. As mesas são estão espalhadas, cada uma procurando um espaço e várias crianças servem café fresco ou fazem chá.
Aqui a avaliação não está no centro do processo educacional; o conhecimento não é unidirecional e as agendas são ampliadas com a soma do conhecimento de todos os presentes. A responsável por essa mudança é María Acaso, professora de Bases didáticas de Educação Artística, disciplina obrigatória para alunos do terceiro ano que os leva a um novo mundo do ensino.
A professora acaba de publicar o livro Esta não é uma aula, uma pesquisa que levou dois anos e na qual ela propõe uma metodologia disruptiva que é inspirada na de universidades como a Escola da Arts Institute of Chicago ou a Norwegian National Bergen Academy of the Arts, onde fez várias estadias. O estudo de Acaso e seus colaboradores baseia-se nos resultados das aulas ministradas durante um período de quatro meses a dois grupos de estudantes – 61 no total – no ano letivo de 2011-2012.
O objetivo do professor é dar voz aos alunos e motivá-los para a busca de conhecimento. “A Universidade tornou-se uma fábrica de certificação onde o aprendizado não acontece e tudo leva a uma nota”, diz Acaso, que também é coordenador da Escola de Educação Disruptiva da Fundação Telefônica. Considera que a universidade está desconectada do mundo real e se baseia no academicismo do século XIX. “Agora o conhecimento não é produzido apenas na Academia, mas na Wikipédia, nas redes sociais e nas plataformas online”, argumenta.
Um exemplo: trata-se de falar de vermelho na arte e, em vez de alunos “entediados” com um Power Point, eles digitam no Google Dracula de Bram Stoker. O debate gira em torno do uso do vermelho nesse filme, mas outra estudante está interessada em contar sua visão na trilogia das Três cores: azul, branco e vermelho de Kieslowski.
A professora apela à libertação como veículo para a implementação de sua própria metodologia. Durante a pesquisa, as paredes da sala de aula foram cobertas com trabalhos criados pelos alunos. Neste curso, no entanto, o professor encontrou um obstáculo; o Complutense proibiu as paredes de serem decoradas. Depois de cada aula, o espaço deve estar limpo e em ordem, sem um traço de criatividade. “É um absurdo, estamos em Belas Artes”, reclama Acaso.
São quatro horas da tarde e ninguém olha pela janela ou descansa a cabeça nas mãos desejando que fossem seis horas para carregar sua mochila e sair da sala de aula. Pelo contrário, eles debatem conscientemente sobre o sistema educacional, sobre o tipo de ensino que gostariam de transmitir se finalmente decidirem se tornar professores, um trabalho para o qual, segundo Acaso, acabam dedicando 90% dos graduados em Belas Artes.
“Eu não quero reproduzir um sistema que eu sempre odiei”, diz um dos estudantes. A maioria concorda que a comunicação unidirecional do professor para o aluno não é eficaz, que ouvir, fazer anotações e, depois, lançar informações na forma de uma prova não as prepara para o mundo real, nem permite que desenvolvam sua capacidade crítica. “É claro que a educação neste país não avançou no ritmo da sociedade, tudo está modernizando e isso continua o mesmo”, diz outro.
A chave para a educação do futuro é a taxa de participação. Você tem que procurar experiências que os transformem, que os levem a realizar projetos reais fora da aula e não memorizar informações e passar em uma prova ”, explica Acaso. Sua pesquisa prova que um ensino “horizontal”, no qual a voz do professor não é mais válida do que a dos alunos, funciona. Sua principal conquista é que 50% dos alunos afirmaram ter tido uma experiência transformadora.
Parte de sua revolução também passa pelos móveis. “A atual disposição das salas de aula e o ministério de cores verdes dos móveis são criados para o imobilismo, para ouvir e não para agir. Os meninos se desconectam quando o que eles têm que fazer é trabalhar em grupo “. Ela aposta na quebra da estrutura clássica da sala de aula, com todas as mesas dispostas em uma linha voltada para o quadro negro, para criar espaços propícios ao diálogo, onde os alunos se movem à vontade e se sentem à vontade.
Às seis da tarde a aula acabou. “Este assunto é uma lufada de ar fresco”, diz Carmen De la Paz, uma estudante de 20 anos. “Aqui a disciplina sai por conta própria, você quer chegar em casa e ler mais sobre os tópicos que discutimos ou quer assistir alguns vídeos.” Os alunos colocaram as mesas e as cadeiras como estavam. María Acaso pega a garrafa térmica, a cafeteira e as xícaras. Ela coloca tudo em um carro velho e arrasta para seu apartamento, onde um homem lança um olhar duro que parece desaprovar. Ninguém disse que era fácil liderar uma microrrevolução na educação pública.
Este texto é uma tradução adaptada de EL País
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