Nos últimos anos tem crescido o interesse de estudantes pela graduação na faculdade de psicologia. Em um cenário cada vez mais complexo das relações humanas, entre crises econômicas e a dificuldade para visualizar um futuro com mais esperança, o interesse pela psicologia se torna cada vez maior.
Se você está pensando nessa área, veja alguns filmes imperdíveis que ajudam a entender um pouco mais sobre o papel do psicólogo e da psicologia no mundo.
1 – Um Método Perigoso
Baseado no livro homônimo de John Kerr, Um Método Perigoso leva às telonas um episódio pouco conhecido – mas muito significativo – na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos, Freud e Carl Jung.
Na narrativa assinada pelo diretor David Cronenberg, de Senhores do Crime, o jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) é orientado por seu mestre Sigmund Freud (Viggo Mortensen) no tratamento inovador que realiza em Sabina Spielrein (Keira Knigthley).
No entanto, disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá suas ideias conflitarem com as teorias de Freud, ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.
2 – Precisamos falar sobre o Kevin
Eva nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. Agora, o adolescente está preso por ter sido o responsável por uma tragédia, e Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.
Temas bastante fortes como a depressão pós-parto e a negligência familiar são alguns exemplos do que encontramos em Precisamos Falar sobre o Kevin.
3- Cisne Negro
Considerado por muitos uma aula de introdução à psicanálise, “Cisne Negro” é um prato cheio para os amantes de um bom drama psicológico!
O filme narra a trajetória de Nina (Natalie Portman), uma bailaria profissional que luta para atingir a perfeição artística. Porém, a sua ânsia pelo sucesso desperta o lado mais sombrio da jovem, fazendo com que caia numa espiral de paranoias, histerias e muito insanidade.
4- A Garota Ideal
A fobia social é o ponto chave em Lars and the Real Girl (título original). Neste filme conhecemos Lars Lindstrom (Ryan Gosling), um rapaz muito tímido e reservado que mora na garagem da casa de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider).
Lars sempre evitou o contato com outras pessoas, até que finalmente anuncia para a família que receberia a visita de uma “amiga” que conheceu através da internet. A surpresa e alegria da família Lindstrom vai por água abaixo quando são apresentados à Bianca, a “famosa” namorada de Lars…
A Garota Ideal é uma comédia dramática bastante interessante, pois mostra que, às vezes, para ajudar a curar a “loucura” de alguém que amamos, também devemos nos fazer de “loucos”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Capital News, Guia da Semana, Pensador e Adoro Cinema.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…